NESTE SÁBADO, 2

Faleceu bispo da diocese de Joinville (SC), Dom Irineu Roque Scherer

Dom Irineu Roque Scherer foi encontrado morto na manhã deste sábado, 2, devido a um infarto fulminante

CNBB

O bispo da diocese de Joinville (SC), Dom Irineu Roque Scherer, foi encontrado morto na manhã deste sábado, 2, devido a um infarto fulminante

Dom Irineu tinha 65 anos e era natural de Cerro Largo (RS). Foi ordenado presbítero em 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand (PR). Nomeado bispo, em 15 de abril de 1998. Recebeu a ordenação episcopal em 20 de junho do mesmo ano, em Toledo (PR). Escolheu como lema “A fé vence o mundo” (1 Jo 5,4).

O bispo era pós-graduado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. De 1998 a 2007 foi bispo de Garanhuns (PE). Foi assessor da Pastoral da Comunicação e secretário do regional Nordeste 2; assessor da Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Movimentos e Novas Comunidades do regional Sul 4. Foi presidente da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara. Desde 2007 era bispo de Joinville.

Pesar da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa pesar pelo falecimento de Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville (SC), que sofreu infarto fulminante na noite desta sexta-feira, 1º de julho. A mensagem é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a íntegra do texto:

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Irineu Roque Scherer

“Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é o Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10,9)

Neste sábado, 2 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe com pesar a notícia do falecimento de Dom Irineu Roque Scherer, aos 65 anos, vítima de um infarto fulminante.

Dom Irineu era natural de Cerro Largo (RS). Foi ordenado presbítero em 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand (PR). Nomeado bispo de Garanhuns (PE), em 15 de abril de 1998. Recebeu a ordenação episcopal em 20 de junho do mesmo ano, em Toledo (PR). Escolheu como lema “A fé vence o mundo” (1 Jo 5,4). Desde 2007, era bispo de Joinville (SC). Dom Irineu foi assessor da Pastoral da Comunicação e secretário do Regional Nordeste 2; assessor da Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Movimentos e Novas Comunidades do Regional Sul 4. Também foi presidente da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara.

A CNBB expressa solidariedade aos familiares, amigos e à Igreja Particular de Joinville. Ao mesmo tempo, agradece a Deus pela vida e ministério deste nosso irmão.

Com nossas preces,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo