Faleceu hoje, dia 20 de julho, o Bispo emérito de Teófilo Otoni (MG), Dom Quirino Adolfo Schmitz, OFM. Em um comunicado, o Bispo da diocese, Dom Diogo Reesink, informou que "foram doze dias de luta contra a doença, mantendo sempre acesa a fé".
O motivo da morte, segundo o médico José Eduardo Nogueira, que acompanhava o tratamento de Dom Quirino, foi uma septicemia – infecção generalizada, causada pela pneumonia.
Ele faleceu por volta da uma e meia da madrugada e desde as quatro horas o corpo está sendo velando na Catedral Imaculada Conceição de Teófilo Otoni, onde também será sepultado hoje às cinco horas da tarde.
Dom Quirino foi um dos últimos padres ainda vivos que participaram do Concílio Vaticano Segundo. Depois que se tornou bispo exerceu Episcopado em Teófilo Otoni em Minas Gerais por quase 25 anos.
Breve histórico
Dom Quirino, que completaria 89 anos em novembro, foi ordenado padre em 1943 em Petrópolis no Rio de Janeiro. Tem sua nomeação episcopal em 1961, em Gaspar, Santa Catarina, sua cidade natal.
Antes do Episcopado foi diretor do Colégio Bom Jesus, em Curitiba-Paraná , Regente do Internato do Col. Diocesano, em Lages, Santa Catarina, Em São Paulo foi Pároco de Santo Antônio do Pari e diretor do Colégio Santo Antônio. Dom Quirino também foi diretor do Missionskolleg, Gasnstock, na Bélgica.
Entre os mais de dez escritos de sua autoria estão "Pastor Inquieto", "Eu vi Jesus de Nazaré" e "Matrimônio, sacramento formador de comunidade".
O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, emitiu a seguinte nota:
Nota de pesar e solidariedade
"A vida dos justos está na mão de Deus" (cf Sb 3,1).
A CNBB recebeu com grande pesar a notícia do falecimento do Bispo emérito de Teófilo Otoni (MG), Dom Quirino Adolfo Alwin Schmitz, OFM.
Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e parentes de Dom Quirino, ao Bispo Dom Diogo Reesink, OFM, e à Diocese de Teófilo Otoni.
Dom Quirino faleceu aos 88 anos, hoje, dia 20 de julho.
Exerceu as seguintes atividades: foi Bispo de Teófilo Otoni (1961-1985); membro do Conselho Episcopal Pastoral do Leste 2; participou do Concílio Vaticano II e da Conferência de Puebla.
Ao mesmo tempo em que agradecemos a Deus pela vida preciosa de Dom Quirino e pelo bem que ele fez à sociedade e à Igreja, entregamos sua vida edificante nas mãos de Deus, em quem ele sempre confiou; elevamos preces para que lhe seja dada a vida em plenitude na "casa do Pai" e a recompensa prometida por Jesus aos "servos bons e fiéis do seu reino" (cf. Mt 25, 14-23).
Brasília-DF, 20 de julho de 2007
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB