Começou, nessa quinta-feira, 9, em São Paulo a maior feira de trabalho Jovem da América Latina, a Expo CIEE. O objetivo principal é capacitar e inserir os jovens no mercado de trabalho.
Reportagem de Flavio Rogério e Antonio Matos
No primeiro dia da Expo CIEE, mais de 50 mil jovens já haviam se cadastrado para o evento. É a primeira vez que Natália participa. “Eu faço administração, então eu acredito que tem muita coisa entre nessa área, por ser uma área ampla, e eu vim querer conhecer e principalmente procurar um estágio”, disse a estudante, Natália Carvalho.
São mais de 20 mil oportunidades de estágio e aprendizado. Instituições de ensino e empresas unidas para oferecer capacitação e entretenimento. “Então ele vem aqui para a feira e ele consegue ver mais de 24 instituições de Ensino Superior, ofertando cursos, bolsas, descontos, falando sobre os cursos disponíveis. Além das empresas parceiras que entram com curso de especialização, e as empresas que também vem como marca empregadora trazer outras oportunidades para esse jovem, para além das vagas de estágio e aprendizagem”, explicou a analista de eventos do CIEE, Milena Salomão.
A grande novidade deste ano é essa Arena Gamer. Um espaço imersivo onde os jovens encontram profissionais da área e oficinas que unem criatividade e tecnologia. “Então ele vê como funciona esse mercado gamer, ali a gente também tem algumas palestras e bate-papos onde eles conversam com gamers da área, falam sobre a profissão, possibilidade de carreira, possibilidade de estudos na área game e demais profissionalizações também”, retomou Milena.
Pedro veio em busca de estágio e participou de uma oficina de modelagem em 3D. “É um material que eu já tinha em mãos, eu fiz um curso técnico sobre jogos, então eu já mexi com esse programa, mas confesso que eu aprendi um pouco, mas não sustentei tanto, mas é sempre bom ver essa plataforma”, contou o estudante, Pedro Henrique Teles.
A feira é de graça e acontece até sábado no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na zona norte da Capital Paulista. “O evento é um fio condutor para esse jovem que chega querendo saber qual carreira seguir, quais profissões seguir e aqui é o lugar para ele descobrir as possibilidades e também já concorrer a oportunidades de entrada no mercado de trabalho”.




