Artigo - Empreendedorismo

Experiência no exterior pode agregar vantagens à carreira

Aprimorar o currículo, conhecer línguas estrangeiras, desenvolver novas competências e ampliar a rede de relacionamentos são algumas da vantagens do intercâmbio

André Prado*

Aprimorar o conhecimento em outros países pode ser positivo para a carreira, afirma especialista / Foto: lentolo by Getty Images

As vantagens do Intercâmbio

Antigamente apenas um número restrito de pessoas conseguia realizar estudos no exterior. Com o passar do tempo este cenário foi mudando e aumentaram as possibilidades para a realização de cursos em outros países. Algumas universidades ampliaram as parcerias permitindo com que seus alunos cursem disciplinas em instituições de ensino superior no estrangeiro e depois validem seus créditos acadêmicos ao retornarem ao país de origem.

Outras oportunidades de estudar no exterior surgiriam por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras e órgãos de fomento ao ensino, pesquisa e extensão. Algumas instituições de ensino particulares também criaram mecanismos para que seu corpo discente tivesse a possibilidade de agregar conhecimento em outros países. Outro modo de vivenciar uma experiência internacional tornou-se possível por meio do turismo social. Este tipo de turismo é uma forma que permite às pessoas a convivência em locais diferentes do que vivem.

A localidade visitada não necessariamente precisa ser um país estrangeiro, mas que tem condições comumente opta pelos países do exterior. Trata-se de uma experiência enriquecedora, em prol dos mais necessitados, capaz de provocar mudanças significativas nas pessoas. De modo geral, o Turismo Social é apoiado por órgãos governamentais e pela sociedade para realizar a inclusão social em locais onde tenha uma parcela da população vivendo com dificuldades econômicas.

Outra forma de vivenciar uma experiência em um país estrangeiro surgiu por intermédio dos programas de intercâmbios que sofreram ampliação significativa nos últimos anos. Alguns brasileiros tem aproveitado esta modalidade para unir estudo e turismo, aproveitando para estudar no exterior aprimorando o currículo e conhecendo o país visitado aos finais de semana ou nos momentos que não estão em aulas.

Quem realiza intercâmbios pode ter diversas vantagens, como: aprimorar o currículo, conhecer línguas estrangeiras, estudar em diversos locais do mundo, ampliar as chances de emprego, melhorar a autoconfiança, praticar o autoconhecimento, conhecer pessoas diferentes, desenvolver novas competências, vivenciar fatos inusitados, descobrir novas perspectivas, aprender sobre outras localidades, ampliar a rede de relacionamentos e realizar turismo em momentos oportunos.

Experiência Internacional

Existem pessoas que não vão apenas estudar no exterior, ou seja, alguns conseguem empregos e trabalham determinado tempo em países estrangeiros tornando-se expatriados. Boa parte das empresas instaladas no Brasil tem origem estabelecida no exterior. Isto facilita a permuta de colaboradores de diversas localidades do mundo.

Atualmente as equipe em muitas organizações são globais, realizando trocas de experiências, conhecimento e chegam a receber treinamento nas unidades estrangeiras. Algumas empresas ampliaram o processo de internacionalização em suas dependências para um maior crescimento visando à conquista de novos domínios.

A internacionalização permite às organizações ampliar seus horizontes, expandir a comercialização, ter maior visibilidade, propagar sua marca, criar valores, desenvolver vantagens competitivas e compreender o funcionamento de mercados externos.

Em certas ocasiões determinados países podem estar mais receptivos a aceitar estrangeiros para trabalhar. No momento comenta-se muito sobre oportunidades no Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e entre outros países.

Aprimorar o conhecimento em outros países pode ser positivo para a carreira, pois exigirá saber pelo menos o básico de um idioma diferente para se comunicar, aprender sobre outras culturas e costumes diferentes, quebrar antigos paradigmas e sair da zona de conforto.

Em suma isto pode ser visto com bons olhos pelas empresas no momento de uma contratação e para colaboradores que já estejam efetivados.

__________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo