Nota de falecimento

Ex-primeira-dama Ruth Cardoso morre aos 77 anos

Morreu ontem à noite, 24, em São Paulo, no apartamento da família, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em decorrência de problemas cardíacos.

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), lamentou a morte da ex-primeira-dama e ressaltou a contribuição de Ruth Cardoso para o país. "Ela construiu uma grande teia social em favor da população brasileira", disse referindo-se a programas sociais coordenados por Ruth, como o Comunidade Solidária.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal, a dedicação no combate à pobreza e à exclusão social é o principal legado deixado pela ex-primeira-dama.

"A dona Ruth foi a maior ativista dos programas de inclusão social no Brasil. Ela mobilizou a sociedade e o governo para a emancipação de nossa gente", afirmou Aníbal.

Ontem , Ruth Cardoso tinha recebido alta de uma internação de quatro dias, no Hospital Sírio Libanês. Ela estava hospitalizada por causa de dores no peito.

Em virtude da morte, o PSDB cancelou as comemorações do aniversário de 20 anos do partido que aconteceriam amanhã, 26, no plenário do Senado.

Biografia

Antropóloga com pós-doutorado na Universidade de Columbia em Nova York, Ruth Cardoso destacou-se nos oito anos do governo do marido Fernando Henrique como fundadora do projeto Comunidade Solidária, criado para combater a pobreza e a exclusão social.

Ruth Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Atualmente, integrava o conselho diretor da organização Comunitas, criada para dar continuidade aos projetos do Comunidade Solidária.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo