Foi sepultado às 17h desta terça-feira, 4, em Comendador Venâncio (RJ), o salesiano padre Ralfy Mendes de Oliveira, 90, falecido na noite de ontem, no Hospital Álvaro Alvim, em Campo dos Goytacazes (RJ). Ex-assessor de catequese na CNBB, padre Ralfy foi também membro do Departamento de Catequese do CELAM e do Conselho Internacional de Catequese em Roma.
Nascido no dia 11 de julho de 1917 em Campo dos Goytacazes, o salesiano foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1950. Em São João Del Rei (MG), ajudou a criar a Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras. Na Província Salesiana de São Paulo foi membro da Editora Salesiana tendo fundado, em 1977, a "Revista de Catequese" que dirigiu por 12 anos.
Formado em Pedagogia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, lecionou catequética no Instituto Teológico Pio XI além de outras faculdades e seminários. Atualmente, padre Ralfy trabalhava em Campos do Goytacazes como capelão das irmãs salesianas e era responsável pelos grupos da Família Salesiana.
"Além de sua intensa atividade no campo da renovação catequética no Brasil e na América Latina, padre Ralfy se distinguiu também no campo da música, sendo autor de inúmeras composições de caráter pastoral-recreativo", recorda padre Luiz Alves Lima.