SEM DÍVIDAS

Evitar dívidas começa com melhores escolhas e planejamento financeiro

Planejamento ajuda famílias a manter equilíbrio no orçamento

O brasileiro terminou 2025 mais endividado, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio. Com o início de um novo ano e novas metas de consumo, especialistas reforçam: planejamento financeiro é essencial para evitar novas dívidas.

Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales

 

A tão sonhada casa própria, o carro dos sonhos ou até produtos e serviços como viagens precisam de planejamento e organização financeira, alerta este especialista. É preciso cuidado com o parcelamento a longo prazo e as taxas do mercado. “É bom tomar cuidado, fazer uma comparação e em várias lojas, já existem aplicativos que ajudam a calcular essa taxa de juros. Agora, um segundo cuidado. Esse segundo cuidado não aparece na hora da compra, ele só aparece dias depois. Qual é? É quando você junta as várias prestações que você fez e aí elas passam de 30% do orçamento. É aí que as coisas começam a ficar difíceis. Por quê? Porque você vai ver que mês a mês você não vai ter disponibilidade”, comentou o economista, Emerson Souza. 

A carioca Márcia está em Fortaleza para aproveitar os dias de folga. Ela planejou a viagem pesquisando custos e as melhores datas com antecedência. “Eu planejo normalmente com seis meses de antecedência. Eu vejo, eu pesquiso os hotéis, eu pesquiso voos. Eu pesquiso qual a melhor localização para ficar”, contou  a contabilista, Marcia Santos. 

Assim como em uma viagem, começar o ano sem planejamento financeiro é pegar a estrada sem saber o destino. Especialistas orientam: definir metas, organizar despesas e revisar gastos são os primeiros passos para evitar desvios no caminho e chegar com tranquilidade ao fim do ano. 

“Planejar é a principal ação que nós, que vivemos de salário, que temos uma renda constrangida, temos que fazer”, retomou o economista. Ficar atento aos impulsos e dar prioridade aos custos fixos de sobrevivência, segurança e conforto. “Saber que certos custos, certas despesas vão sempre estar presentes e elas são prioritárias porque é delas que derivam a segurança e o conforto de toda e qualquer família”, concluiu Emerson.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content