Vídeo

Eventos celebram centenário da imigração japonesa no Brasil

Duas exposições em São Paulo mostram olhares diferentes de renomados fotógrafos franceses sobre o Japão dos anos 30 e 90. Elas são parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Tudo começou quando os governos dos dois países fizeram um acordo que estimulou a imigração. Hoje, cerca de 1,5 milhão de japoneses vivem por aqui e conseguiram mudar o gosto dos brasileiros, até mesmo, na hora de escolherem o que comer.

Assista à reportagem

As imagens produzida por Pierre Bergé mostram o Japão dos anos 30 e são inéditas. Contrastes de luz, quando fotos não pdoeriam ser melhoradas pelo computador. Cenas das vidas dos trabalhadores, um Japão que começava a sofrer influências da cultura ocidental, mais forte nas classes ricas. Rígidas regras, sentimentos contidos, a explosão da emoção que para Bergé era o grande desafio do povo japonês.

O olhar de outros dois fotógrafos fransceses sobre o Japão dos anos 90 mostra o povo moderno e urbano. A alta tecnologia não afetou a humanidade e a sabedoria do povo milenar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo