Lei Natural

Evento na Canção Nova comemora 50 anos da Humanae Vitae

Encíclica Humanae Vitae foi publicada em 1968 e trata de temas relacionados à vida humana

Denise Claro
Da redação

Evento comemora os 50 anos da Encíclica Humanae Vitae./ Foto: Divulgação

Neste final de semana, acontece na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), um Aprofundamento comemorativo aos 50 anos da publicação da Encíclica Humanae Vitae, de Paulo VI. O evento trará reflexões sobre o documento, publicado em 1968 e que trata de temas relacionados à vida humana.

O pós-doutor em Teologia Moral e Familiar, padre Rafael Solano, é um dos pregadores do aprofundamento. Ele ressalta que eventos como esse são de vital importância não só para a Canção Nova, mas para toda a Igreja.

“Há, internacionalmente, muitos eventos em torno dos 50 anos da Humanae Vitae. Tristemente na América Latina a Encíclica não teve um eco tão positivo na época como se esperava, mas resgatar esses 50 anos de caminhada é dar à Humanae Vitae o seu lugar privilegiado não somente no magistério do Papa Paulo VI, que está prestes a ser canonizado, mas também a fazer com que os casais, os presbíteros, os bispos e toda a Igreja descubram a alegria na santificação da vida conjugal e especialmente a grandeza da lei natural”.

Fabiana Azambuja está à frente do evento e também coordena o Centro de Formação Famílias Novas, que auxilia a população no conhecimento da própria fertilidade. Ela diz que a intenção do evento é dupla: de gratidão e motivacional.

“Este evento nasce de um agradecimento a Paulo VI, por tudo o que ele viveu, ao escrever essa Encíclica, ao momento histórico em que a pílula anticoncepcional estava sendo colocada em circuito, e ao posicionamento que ele teve naquele momento. Queremos agradecer pela coragem e ousadia desse Papa, por ter marcado um tempo, e sensibilizar as pessoas sobre as temáticas da vida humana, da vida sexual entre os casais e sobre esta proposta educativa de uma vivência da sexualidade”.

Histórico da Humanae Vitae

Padre Rafael Solano é um dos pregadores do Aprofundamento deste final de semana./ Foto: Canção Nova

Há cinquenta anos, o Papa Paulo VI, iluminado pelo Espírito Santo e assessorado por excelentes médicos, decidiu empreender um caminho de resgate da lei natural e especialmente a participação da matéria conjugal, que neste caso é a Teologia do Matrimônio.

“A Humanae Vitae hoje, como há cinquenta anos, teve uma vital importância para compreender não o regulamento da natalidade como alguns querem fazer, mas sim a beleza da Teologia do matrimônio em relação à vida conjugal e ao desenvolvimento sexual dos casais. Por isso a Humanae Vitae muito mais que uma Encíclica para indicar a regularidade ou o espaçamento da vida conjugal e sexual é uma Encíclica que traz consigo a luz de uma verdade que foi revelada por Cristo aos apóstolos e à Igreja no seu Magistério e tem a possibilidade cada vez mais de aprofundar a grandeza e a beleza da lei natural”, explica Padre Rafael Solano.

Sobre a questão da regulação da natalidade, abordada na Encíclica, padre Rafael diz que não é esse o problema, como alguns pretendem fazer pensar; o problema é contracepção. Segundo ele, a regulação da natalidade hoje e sempre tem sido um dom na vida dos casais.

“O Método Billings amparado pela Encíclica Humanae Vitae procura ser uma espécie de GPS na vida das famílias que descobrem a beleza e a grandeza da sua sexualidade, razão pela qual quando um casal decide iniciar o método natural encontra um caminho de santificação na experiência da sua sexualidade e especialmente na alegria de saber que os filhos são um dom de Deus. Então a importância está muito mais na grandeza do método, na grandeza do processo e ao mesmo tempo na descoberta que o casal faz neste caminho de santidade.”

Igreja e missão

Existe, na Igreja no Brasil, um grande trabalho de formação através do Método de Ovulação Billings. No Posto Médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP), o Centro de Formação Famílias Novas oferece atendimento ao público.

O serviço é oferecido para que as pessoas possam conhecer a sua fertilidade e, a partir desse reconhecimento, acolhê-la como um dom, e acolhendo-a, viver a sua sexualidade ordenada para o amor, como explica Fabiana Azambuja. 

“Ensinamos através do método de Ovulação Billings pessoas que nos procuram sejam elas solteiras, casadas, enfim, homens e mulheres que vêm para conhecer, com o objetivo de alcançar uma gravidez, ou espaçar uma gestação. Para aqueles que não são casados, vêm para monitorar sua saúde reprodutiva, uma vez que o Método de Ovulação Billings confere a essa pessoa um auto-conhecimento das suas funções reprodutivas”. 

O Centro de Formação Famílias Novas também oferece programas para gestantes, educação sexual para adolescentes e apoio para as famílias, além de promover cursos de instrutores do Método Billings. Atualmente, 720 pessoas são atendidas pelo Centro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo