Evento vai celebrar os 50 anos de publicação da declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, que abriu caminhos para o diálogo entre católicos e judeus
Da Redação, com Arquidiocese de São Paulo
A arquidiocese de São Paulo e a Confederação Israelita do Brasil (Conib) realizarão na próxima quarta-feira, 2, uma cerimônia para celebrar os 50 anos de publicação da declaração Nostra Aetate (Nossa Época), do Concílio Vaticano II, que abriu caminhos para o diálogo entre católicos e judeus.
O evento será no Teatro da PUC-SP (Tuca), às 20h, contando com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, da Cúria Romana, e de autoridades políticas e religiosas. O ator Odilon Wagner fará a leitura do texto da declaração. Haverá, ainda, apresentação do Coro Martin Luther King.
Veja mais detalhes sobre o encontro:
O cardeal Koch também preside a Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus e vem ao Brasil a convite da Conib e das Arquidioceses de São Paulo e do Rio de Janeiro. Publicada em 1965 pelo Papa Paulo VI, durante o Concílio Vaticano II, a declaração Nostra Aetate afirma que “sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão, sobretudo, por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos”.
Antes da cerimônia, às 19h, haverá uma coletiva de imprensa com a presença dos cardeal Kurt Koch, Odilo Scherer, Fernando Lottenberg (presidente do Conib), e o Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista.