Em São Paulo, acontece, até amanhã, um Feirão do turismo. O objetivo do evento é incentivar a preservação da cultura e impulsionar o turismo nacional.
Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira
Anhembi, zona norte da capital paulista, um lugar de experiências turísticas de todas as regiões brasileiras. Evento promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a prefeitura e o governo de São Paulo. E os visitantes já experimentam boas sensações. “Eu venho na feira para ter novas ideias, conhecer novos roteiros, novos lugares”, falou a visitante. “Cada estado trouxe um pouquinho da cultura e isso é muito legal, tanto das comidas quanto das tradições”, disse a participante. “Muito bonito. Vale a pena. Quem não conheceu a feira vir conhecer”, comentou a cidadã.
No feirão do turismo foram selecionadas mais de 100 empresas com o objetivo de incentivar a preservação ambiental, a preservação cultural e o turismo nacional. Marcam presença várias instituições que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias. “É um turismo que é sustentável, é solidário, é responsável, socialmente falando, então tem um aspecto educativo muito forte”,analisou o gerente de lazer SESC, Luis Antônio Guimarães. “Uma vitrine pra gente mostrar o prometimento dos nossos alunos e para nós a importância de mostrar pra sociedade o papel fundamental da qualificação profissional”, acrescentou.
Lucas fez curso de supervisão de salão. Aqui na feira ele teve a chance de colocar em prática um pouco do que aprendeu. “E a gente tá atendendo os clientes aqui, servindo café também. E eles estão podendo conhecer um pouco mais do Senac, um pouco mais dos cursos também”, afirmou o supervisor de salão, Lucas Rafael Soares.
Entre os expositores, uma agência de viagens diferenciada. Além de explorar a cultura e a história, ela também tem o foco na religiosidade do estado de Minas Gerais. “Então, a gente vai vivenciando o turismo de base comunitária ao longo desses pequenos povoados, ao longo da da cordilheira, onde sempre durante as nossas visitas e incluímos, por exemplo, as fazendas produtoras de queijo, claro, lindas igrejinhas que tem pelo caminho”, pontuou o turismólogo, Felipe Rodrigues Bezzera.
O salão do turismo termina neste sábado. Até lá, muitos participantes podem aproveitar ofertas exclusivas capazes de fazer aumentar o conhecimento e a cultura típica de nosso Brasil.