Mounier e Ricoeur

Ética ecológica é assunto em Seminário de Filosofia

A cidade de Lorena (SP) reúne nesta segunda-feira, 7, pessoas interessadas em debater temas ético-políticos da sociedade contemporânea. O debate acontece durante o Seminário de Filosofia, realizado no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). O tema central das discussões é “Pessoa e Comunidade e a nossa condição terrestre em instituições justas". Temática que será avaliada a partir das obras de dois filósofos franceses contemporâneos e de inspiração cristã: Emmanuel Mounier e Paul Ricoeur.

O professor Március Tadeu Maciel Nahur, que leciona Filosofia do Direito no curso de Direito da Unisal, participa do seminário com uma palestra sobre “Ética ecológica e responsabilidade em Jonas e Ricoeur: caminho para uma ação ambiental mobilizadora”.

O professor explicou que sua abordagem é referente à ética e à filosofia da biologia subjacente à própria biologia, com foco no "princípio responsabilidade" e também no "princípio da vida", tendo em vista o horizonte de ações comprometidas com o futuro da natureza, do homem e da humanidade, nos quadrantes da atual era tecnológica.

Em relação à forma como o pensamento de Ricoeur pode auxiliar a ação ambiental mobilizadora, Március Tadeu informou que as reflexões desse filósofo sugerem que a arte de governar traz uma espécie de compromisso com a continuação da responsabilidade que lhe é inerente.

"Trata-se de um encargo de confiança, cuja afirmação gera uma obrigação una (reprodução dela mesma em outros sujeitos responsáveis) e dupla (a dignidade da natureza, do homem e da humanidade precisa ser consolidada contra o arbítrio da própria desmesura humana)”, explicou o professor.

Para Március, as questões ecológicas envolvem esse desafio de discernimento e deliberações político-ambientais para a atual geração. De acordo com ele, a existência das gerações futuras vai ter como fator decisivo as ações responsáveis dessa geração atual.

Sobre a importância do seminário, o professor disse que é uma oportunidade de avançar no processo de conscientização e sensibilização para questões ético-políticas que, de alguma forma, tenham impacto expressivo na sociedade atual. “O propósito é de mobilizar seus mais diversos segmentos para o engajamento e a participação em ações transformadoras da realidade”, finalizou.

Mais informações na reportagem de Otávio Baldim

Leia mais
.: Bom x Justo: professor explica distinção a partir de Paul Ricoeur
.: Noções de ética estão na pauta do Seminário de Filosofia
.: Seminário debate obras de filósofos de inspiração cristã

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo