EDUCAÇÃO

Estudantes enfrentam a ansiedade do retorno escolar

Como lidar com a volta às aulas? Especialistas ajudam

Nesta segunda-feira, 26, começa o ano letivo em muitas instituições educacionais de todo o País. A novidade pode mexer com os sentimentos de crianças, jovens e adultos. Nossa equipe conversou com psicólogos, alunos e gestores, para mostrar como um bom preparo e acompanhamento podem tornar tudo mais fácil.

Reportagem de Gabriela Matos
Imagens de Ersomar Ribeiro e Alberes Cruz

A volta às aulas pode gerar estresse e ansiedade, independentemente da idade do estudante, seja em uma nova escola, em uma nova turma, ou simplesmente com retorno à rotina de estudos.

Esse recomeço mexe com as emoções de muitos alunos. No terceiro ano do ensino médio, André fala sobre a expectativa para o último ano antes do vestibular. “Eu acho que vai ser uma incrível e proveitosa reta final. Tem aquele pouquinho de ansiedade. Mas no geral eu tô animado”, relatou André Brene de Carvalho. 

A gestora escolar explica como a instituição atua para facilitar a adaptação dos alunos e tornar este período de retorno mais acolhedor. “O desafio, na verdade, é o aluno entender que a escola é a segunda casa. Aqui ele aprende, nós acolhemos a família junto com a criança para ela ir se desgarrando um pouquinho aí do lar, que ficou tão latente nessas férias”, falou a gestora escolar, Wallana Sampaio.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro com estudantes de nove estados aponta alta prevalência de sintomas de depressão e ansiedade entre os alunos. Aqui em Brasília, o projeto ‘Estuda Mente’ trabalha com atendimento terapêutico em uma unidade do Sesc. A iniciativa foi pensada para ajudar jovens e adultos que enfrentam ansiedade, estresse e excesso de autocobrança no ambiente acadêmico. 

Idealizadora do projeto, a psicóloga reforça o valor da participação dos pais no cuidado com a saúde mental dos filhos. “Às vezes eu recebo muitos filhos frustrados, porque às vezes os pais idealizam algo que eles não viveram na sua vida, mas às vezes aquele não é um desejo daquele filho. Então é muito da aceitação, é olhar, é observar aquele filho que tá mais preso no quarto, que está mais calado’, aconselhou a psicóloga, Raiany Albuquerque.

Nesse domingo, durante a Santa Missa no santuário Nossa Senhora da Saúde, em Brasília, famílias participaram da benção das mochilas. Um gesto de fé e incentivo para volta às aulas. “Nós queremos mostrar que o Espírito Santo conduz todos nós em todos os tempos e lugares e que esse Espírito possa estar em nossas crianças e elas ao iniciar esse tempo de estudo, retomar os estudos, de fato, seja para nós sinal de esperança no mundo”, concluiu o reitor do Santuário Nossa Senhoras da Saúde, padre Rafael Santos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content