DIA DO ESTAGIÁRIO

Estagiários relatam rotina de aprendizado e crescimento profissional

Dia do Estagiário é comemorado em 18 de agosto;  estagiários contam suas experiências e desafios no âmbito profissional e pessoal

Huanna Cruz
Da Redação

Estágio é momento de aprendizado para a vida profissional / Foto: Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Nesta sexta-feira, 18, comemora-se o Dia do Estagiário, o estudante que passa a trabalhar em uma empresa para começar a desenvolver atividades relacionadas à sua área de formação. O estagiário tem responsabilidades e carga horária definidas em um termo de compromisso assinado entre ele, empresa e instituição de ensino. Para ser estagiário, a pessoa precisa estar matriculada e ter frequência regular em algum curso de educação superior, curso técnico ou ensino médio.

Não há idade ideal ou limite para se tornar estagiário, contudo o melhor momento de buscar estágio é do meio para o final do curso. Vale lembrar que a lei sobre Estágio (Lei nº 11.788, de 25/09/2008) prevê que a duração do estágio não ultrapasse dois anos, exceto quando se tratar de pessoas com deficiência.

O estágio pode ser obrigatório ou não, dependendo das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. Também pode ser remunerado ou não. Em todos os casos, configura um período de aprendizado que visa à preparação para o trabalho produtivo do atual estudante, futuro profissional. 

Proximidade e aprendizado

A estagiária em Assistência de Social Media Marketing (SSM), Francielli Bachião, acredita que o estágio é uma fase importante de desenvolvimento profissional na vida de todo estudante, que pode ser agregado na vida pessoal também. “Tenho aprendido muitas coisas do que vejo nas disciplinas da faculdade e além. Coisas que na teoria não vemos ou nos é passado de uma forma e quando exercermos de fato é outra”, ressalta.

“Tenho aprendido muitas coisas do que vejo nas disciplinas da faculdade e além.”
Francielli Bachião

Quem supervisiona o estágio de Francieli é a coordenadora de SMM e Design, Laís Sass. Ela conta que mantém uma relação de proximidade com suas estagiárias (ela tem mais uma além de Francieli), pois entende que, como gestora, tem a função de dar o apoio, suporte e ensinamentos necessários a elas. “Fico sempre à disposição, me coloco a par do serviço dela e consigo ter e ver um cenário micro, médio e macro do crescimento profissional de cada uma justamente por conta dessa proximidade.”

O estágio acaba sendo uma troca de experiências: Laís ressalta que também ela aprende com as estagiárias. “Ensinam-me diariamente que cada profissional tem seu tempo de aprendizado, formas, jeitos, níveis de produtividades diferentes e isso é bom, pois no mercado profissional há espaço para todos. (…) Cada um tem um diferencial a proporcionar no mercado de trabalho.”

Crescimento profissional e pessoal

“A fase do estágio é uma época muito importante para o estudante, porque é o momento que podemos colocar todo o conhecimento que aprendemos na faculdade, em prática. É um período muito rico, porque aprendemos muita coisa e crescemos muito, não só como profissionais, mas como pessoas também. Muito se fala sobre a ‘vida do estagiário’, mas pessoalmente acho importante a gente começar aos poucos, no simples. A gente acaba desenvolvendo a virtude da obediência, humildade, e assim vai…”, testemunha a estagiária em Comunicação Social, Ana Caroline Rodrigues da Silva.

“É um período muito rico, porque aprendemos muita coisa e crescemos muito, não só como profissionais, mas como pessoas também.”
Ana Caroline Rodrigues da Silva

A jovem é acompanhada no estágio pela diretora de programa Edvania Alexandre Freire de Lira, que ressalta o relacionamento de respeito e profissionalismo no setor, que é sempre muito unido. “É sempre uma soma, junta a experiência dos mais antigos e a jovialidade dos estagiários”.

A própria Edvânia foi estagiária por dois anos no local onde trabalha. Hoje, ela busca partilhar o que também ela adquiriu de experiência um dia e continuar aprendendo com os jovens que chegam para estagiar. “Todos os dias aprendemos coisas novas com as estagiárias. É bom trabalhar com pessoas jovens, com a mentalidade aberta para coisas novas, aprendo muito com elas e tento passar o máximo de conhecimento que tenho para ajudá-las a desenvolver as atividades relacionadas à sua área de formação.”. 

“Teste drive da vida profissional”

O estagiário em Jornalismo, Cleyson da Silva Martins, conta que o momento do estágio é de muito aprendizado para o aluno. Para ele, unir a formação acadêmica na faculdade com a prática do estágio, com certeza o faz um profissional mais completo. Isso abre o seu campo de atuação e o faz ter mais convicção da sua vocação profissional. 

“Ser estagiário, além de garantir horas necessárias à conclusão de determinados cursos, garante experiência profissional e de relações interpessoais. A pessoa aprende como funciona um local de trabalho e como se portar, como se relacionar com equipe e com setores interligados ao seu. Todo mundo deveria ter a oportunidade de ser estagiário. É como um teste drive da vida profissional”, enfatiza a estagiária em conteúdo digital, Suelen Cristina dos Santos Barros.

“Todo mundo deveria ter a oportunidade de ser estagiário. É como um teste drive da vida profissional.”
Suelen Cristina dos Santos Barros

“O estágio é muito importante para a aplicação prática do conteúdo que foi visto nas aulas. Assim, consigo entender melhor o que aprendi anteriormente. O estágio é uma excelente oportunidade de melhorar seu currículo, porque é uma experiência profissional inicial e que traz muitos aprendizados”, acrescenta o estagiário em Técnico em Química, Thiago Gabriel de Oliveira.

O que se deve ter no currículo para estágio

Para buscar um estágio é necessário fazer um currículo. Ele deve conter as seguintes informações:

• dados pessoais (nome, idade, endereço de residência, contato telefônico e e-mail)
• formação acadêmica (dados do seu ensino técnico ou superior, com curso, nome da instituição, mês/ano de início, mês/ano de conclusão, período em que estuda)
• conhecimentos de idioma (idioma e nível)
• outros conhecimentos (pacote office por exemplo)
• experiências complementares (qualquer experiência é interessante e vale especificar onde e por quanto tempo, elencando as principais atividades).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo