Semana do Esporte e Fé

Esporte associado à Fé ajuda a resgatar dignidade dos jovens

Esporte e fé: uma soma para resgatar a dignidade particularmente dos jovens. Desde segunda-feira, 11, acontece no Rio de Janeiro a Semana do Esporte e Fé que reúne autoridades políticas, representantes dos Jogos Olímpicos e do Vaticano.

“O esporte somado a religião, a nossa fé, produz um efeito muito maior sobre a juventude, especialmente aquela envolta às drogas. O esporte sozinho não traz grandes resultados, ele precisa estar associado a questão da dignidade humana, uma formação, para que com essas duas forças somadas os jovens possam dizer não às drogas, à prostituição e tantos males que os cercam”, destaca o coordenador da Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio, padre José Carlos Lino de Souza.

.: Ouça: Entrevista com padre Lino sobre o Esporte e a Fé

O secretário da Seção Igreja e Esporte do Pontifício Conselho para os Leigos, Frei Kevin Lixey estará no encontro e contará como é a evangelização por meio do esporte na Europa.

Também participa no encontro o coordenador da Igreja Católica para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012, James Parker, que fará uma apresentação sobre a presença da Igreja Católica nos jogos e como são realizadas as atividades junto aos atletas e participantes do evento.

Segundo o coordenador da Pastoral do Esporte, durantes os Jogos Olímpicos no Rio, Missas em diversas línguas, momentos de oração e apoio espiritual serão preparados para os atletas e turistas, atividades realizadas em conjunto com outras religiões.

Mas o esporte não envolve apenas jovens, ele atrai pessoas de todas as idade, por isso todos esses aspectos do esporte serão abordados na Semana do Esporte e Fé que terminará no sábado, 17.

Em atividade

A Pastoral do Esporte está presente em 40 paróquias do Rio de Janeiro e a primeira Olimpíada para a Paz envolveu cerca de 5 mil jovens.

Seminários e torneiros esportivos estão sendo realizados e organizados por todo país com o apoio da Canção Nova. Padre Lino adianta uma novidade: já está sendo planejado um campeonato brasileiro de sacerdotes.

“O brasileirão dos sacerdotes reunirá padre das diversas arquidioceses do Brasil, como já na Europa”, explica.

Leia mais
.: Basquete ajuda na convivência de detentos
.: Esporte favorece amizade, respeito e solidariedade, destaca Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo