Nova estação

Especialistas alertam para os cuidados a serem tomados no verão

Desidratação, infecções, queimaduras, doenças de pele são alguns dos males que podem ser evitados no verão desde que alguns cuidados sejam tomados

Thiago Coutinho 
Da redação

Nesta segunda-feira, 21, precisamente às 7h02 (horário de Brasília), teve início o verão em todo o hemisfério sul. Até 21 de março do ano que vem, os termômetros baterão mais alto, o calor será intenso e deve haver muita chuva. É também neste período que os cuidados precisam ser redobrados no que se refere à alimentação e, especialmente, a pele.

Basicamente, o verão é caracterizado por dias mais longos e noites mais curtas. As chuvas costumam ser mais curtas, porém mais intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o verão de 2020/2021 terá a presença do fenômeno La Niña (termo utilizado a fim de identificar o resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar). A previsão para a região Sudeste, especificamente na Grande São Paulo, é de chuvas que vão variar de normal a ligeiramente acima do normal. No Rio de Janeiro e extremo sul de Minas Gerais, poderão ocorrer chuvas dentro da faixa normal que se estabelece no período.

Na região Sul, o INMET prevê a possibilidade de chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas devem variar dentro da faixa normal ou ligeiramente acima.

As regiões Norte e Nordeste também contarão com períodos de chuva acima da média, segundo o INMET. Por fim, no Centro-Oeste, a previsão para o verão indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente acima — exceto no sul do Mato Grosso do Sul e localidades de Goiás, em que as chuvas serão mais próximas à média ou ligeiramente abaixo.

Atenção redobrada

Alguns cuidados básicos se fazem necessários no verão, especialmente com relação à pele e à alimentação. “A pele deve receber cuidados o ano todo, mas é no verão que ela mais sofre agressões”, explica a dermatologista Vanessa Mussupapo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como é característico desta estação dias mais longos e noites mais curtas, as pessoas relaxam com as roupas, vestindo aquelas mais leves. Além disso, expõem-se mais ao sol. “É aí que mora o perigo”, adverte a dermatologista. “Devemos proteger nossa pele diariamente hidratando e fazendo uso do filtro solar. Não devemos nos expor ao sol entre 9 e 15 h devido à maior incidência de radiação solar nesse horário, o uso de um filtro solar com FPS maior que 30, aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas ou antes, caso mergulhe ou tenha sudorese intensa se faz obrigatório, além do uso de chapéus e óculos de sol para proteção do couro cabeludo e dos olhos. Após a exposição solar, devemos utilizar um hidratante, pois a pele acaba desidratando pelo próprio calor”, ensina Vanessa.

Prudência ao tomar sol

O brasileiro, em geral, gosta de se bronzear. Mas até que ponto uma pele pode ser bronzeada e saudável? “Uma pele saudável pode ser bronzeada, não há mal nenhum nisso, porém, tudo depende de como a pessoa conseguiu esse bronzeado”, afirma a dermatologista Vanessa.

“A pele que sempre se bronzeia, mas nunca em decorrência de uma queimadura solar, é saudável, pois seus melanócitos (células que produzem melanina) são programados pra isso. Os estímulos do sol produzem muita melanina, garantindo proteção contra as queimaduras. Já os indivíduos que se bronzeiam, mas o fazem por meio de queimaduras solares, estes podem desenvolver cânceres de pele no futuro. Isso não é saudável”, detalha.

Para quem, porém, tem a pele muito branca, o bronzeamento pode ser prejudicial. “Para aquelas pessoas branquinhas que querem ficar bronzeadas, aí vai um alerta: além de um maior risco para o câncer de pele, o envelhecimento se dá de uma maneira mais rápida, o que leva ao envelhecimento precoce, o chamado fotoenvelhecimento”, adverte a especialista. “A pele negra é a mais protegida devido à maior produção de melanina, típica desse tipo de pele, porém, pode sofrer queimaduras solares e desenvolver cânceres de pele. Por isso devem evitar o sol das 9 as 15h, e usar filtro solar com FPS acima de 30, além de reaplicá-lo a cada duas horas”.

Muito tem-se sido dito a respeito da vitamina D e o auxílio que ela produz ao corpo no combate ao novo coronavírus. De acordo com a dermatologista, a exposição ao sol é importante e uma das maneiras de produzi-la no organismo. “Ela [a vitamina] é essencial para o organismo, pois aumenta os níveis de cálcio, é importante para o fortalecimento de ossos e articulações, ajuda a prevenir osteoporose, doenças cardíacas, autoimunes como artrite reumatoide, doença de Crohn, esclerose múltipla e regula a imunidade”, esclarece Vanessa.

Há, porém, regras para esta exposição solar que, de modo geral, não é recomendada pelos dermatologistas. Lembrando que este é o mês da campanha Dezembro Laranja, organizada pela SBD e que alerta para os cuidados com o câncer de pele, que este ano deve atingir quase 180 mil pessoas em todo o país.

Cuidados com o que comer

O verão também exige uma alimentação mais cuidadosa. Para começar, as altas temperaturas diminuem o apetite das pessoas, que também estão mais suscetíveis à perda de líquido. “Por isso, é essencial cuidar da alimentação e garantir uma hidratação adequada, evitando a desidratação ao longo do dia”, afirma a nutricionista funcional Cláudia Verreschi.

Quem pratica exercícios físicos também deve ser bem cauteloso no quesito hidratação. “É imprescindível garantir uma boa ingestão de água, antes, durante e após as atividades”, aconselha a nutricionista. “Escolha também um tênis que seja confortável para os pés. Se você escolher se exercitar ao ar livre, preocupe-se com o local e o horário. Use protetor solar, óculos e boné, escolha lugares como parques e praias e evite a exposição direta ao sol por períodos prolongados”, reitera.

Como opções para a ingestão de líquidos, a nutricionista cita chás, sucos naturais sem açúcar, água naturalmente gaseificada e água de coco. “As saladas cruas, legumes e frutas também podem auxiliar na hidratação do organismo”, detalha Cláudia.

Adicionar pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água também pode ser uma boa pedida, segundo a nutricionista. Por outro lado, é bom evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas. “Os refrigerantes são contraindicados pelo alto índice de açúcar, assim como sucos industrializados. Por isso, o consumo deve ser restrito, da mesma forma que as bebidas alcoólicas”, finaliza.

A seguir, confira um resumo com dicas importantes para se alimentar e cuidar da pele nesta época do ano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo