"A formação tem o objetivo de formar no jovem os mesmos sentimentos de Cristo. Não contentar-se somente com o seu seguimento, mas chegar a tocar o coração, evangelizar os sentimentos”. A afirmação é do consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, padre Amedeo Cencini.
O sacerdote visita pela primeira vez a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), onde dirige um encontro para formadores de Novas Comunidades.
Padre Cencini explica que o encontro, que começou nesta terça-feira, 30, e vai até esta quinta-feira, 2, deve abordar os vários modelos de formação praticados na Igreja, nas últimas décadas. O objetivo é identificar o modelo formativo que, segundo ele, tem se demonstrado mais eficaz. “É o modelo de integração entre a perspectiva teológica e humana”, aponta.
O sacerdote ressalta que todos veem as dificuldades que a Igreja está atravessando, quando se fala de vida consagrada. E propõe uma visão sobre o assunto.
"Muitas vezes, somos tentados a pensar na quantidade das vocações, mas, ao invés disso, é importante pensar na qualidade do método formativo", destaca.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
Amedeo Cencini – sacerdote, é religioso canossiano, mestre em ciências da educação pela Universidade Salesiana de Roma e doutor em psicologia pela Universidade Gregoriana da mesma cidade. Especializou-se em psicologia no Instituto Superior de Psicoterapia Analítica.
Atualmente, é mestre de clérigos em seu instituto e professor de pastoral vocacional e formação para o discernimento na Universidade Salesiana. Leciona psicologia aplicada num curso de formadores na mesma universidade e na Universidade Gregoriana. Ensina, também, nos cursos de teologia e direito organizados pela Congregação para a Vida Consagrada.
Desde 1995, é consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.