Reunindo a papelada

Especialista dá dicas para organização da declaração do IR

Declaração do Imposto de renda começa no próximo dia 2 de março; feriado do carnaval é boa opção para organizar a papelada

Da Redação, com Rádio Canção Nova

A declaração do imposto de renda 2017 começa na próxima quinta-feira, 2 de março. Os contribuintes terão até o dia 28 de abril para informar os ganhos referentes a 2016, para isso, é preciso organizar toda a papelada.

É preciso reunir os documentos pessoais, como CPF e título de eleitor, tanto do contribuinte quanto de seus dependentes; relação de bens comprados ou vendidos no ano; comprovantes de pagamentos efetuados; quem tem empregado doméstico, atentar para os valores pagos à previdência. Também é preciso separar os documentos referentes às fontes de renda, como salários e, se for o caso, renda provenientes de aluguel ou pensões.

“Vale lembrar também, no caso dos salários, a empresa em que a pessoa trabalha é obrigada a lhe fornecer um documento chamado ‘informe de rendimento’ que detalha todos os valores recebidos e descontados durante o último ano”, observa o professor de Ciências Contábeis e Administração, Wagner Godoi, que também é especialista em Gestão de Controladoria.

Wagner conversou com a equipe da Rádio Canção Nova sobre os demais procedimentos necessários para a declaração do imposto de renda. Ouça abaixo:

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo