EM SÃO PAULO

Escola de jardinagem completa 50 anos de cuidados com a natureza

O assunto agora é educação ambiental. Na maior cidade do país, uma escola municipal oferece aulas específicas de jardinagem, tanto para leigos quanto para profissionais. Localizado no famoso Parque Ibirapuera, o local celebra cinco décadas de existência.

Reportagem de Aline Imercio e Tiago Gualberto

Conceição é advogada e resolveu se especializar no ramo ambiental. Para aprender um pouco mais sobre a natureza, veio estudar na escola municipal de jardinagem, que fica em uma grande área verde de São Paulo, o Parque do Ibirapuera. 

“Quanto mais a gente estuda, mais a gente aprende. Quanto mais a gente se junta num coletivo com pessoas, mais a gente se dedica à causa e mais a gente aprende com os colegas também”, afirmou a advogada e plantadora voluntária, Conceição Aparecida Alvez.

Fundada em 1975, com objetivo de formar jardineiros profissionais para a capital paulista, com o tempo, a Escola Municipal de Jardinagem viu uma grande procura de leigos por suas aulas, por isso ampliou o público. 

“A escola de jardinagem, ela faz parte da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, que é um equipamento de educação ambiental da Secretaria do Verde Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Então, a gente tem as técnicas de jardinagem, que são uma estratégia de sensibilizar as pessoas para relação delas com o meio ambiente e com a cidade de São Paulo”, explicou a coordenadora de educação ambiental da secretária do Verde e Meio Ambiente (SP), Gabriele Chabbouh. 

“O perfil é diversificado. Temos desde a pessoa leiga que quer começar a mexer com a terra, com a com a planta, até as pessoas que são estudados e querem se aperfeiçoar no trabalho”, apontou o diretor da Escola Municipal de Jardinagem, José Francisco Armelin. 

O cotidiano de São Paulo é agitado, a cidade nunca dorme. Por isso, fazer do plantio um momento de lazer ou de relaxamento físico e espiritual no contato com a natureza são alguns dos objetivos de quem busca pelos cursos oferecidos na escola de jardinagem. 

“O que está vindo bastante pra gente é pessoas que são indicadas pelo seu médico, tirar aquele stress do dia a dia dessa correria de São Paulo, ele mexer um pouco com a terra, mexer um pouco com a planta, ter esse conhecimento”, retomou ele.

“Tem diversos estudos que comprovam os benefícios para nossa saúde, tanto física quanto mental, desse contato com as áreas verdes, de realizar essas atividades ao ar livre, com grama, com gramados, com árvores, ouvindo o canto dos pássaros, respirando um ar com uma qualidade muito melhor”, apontou o engenheiro florestal e professor da Escola Municipal de Jardinagem, Márcio Amaral Yamamoto. 

A lista completa de cursos disponíveis está no site da Uma Paz. “A gente tem que levar a consciência ecológica para as pessoas. Então, esse amor ao plantio também é possível aprender”, concluiu Conceição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo