Sobre o Papa Bento XVI
O Papa é muito cordial e sempre nos recebeu bem em Roma. Homem extremamente inteligente, um dos maiores teólogos que existe na Igreja.
O Papa surpreendeu
A primeira carta que escreveu é sobre o amor: Deus é amor E a segunda é sobre o sacramento do amor. Seus escritos todos versam sobre o amor. É uma surpresa agradável para nó.
Sobre segundo casamento
O que aconteceu em relação a estas questões é que muitos falaram sem ter lido a carta. Ao falar do segundo casamento não fala de praga. Diz que o casamento é uma ferida. Isto porque o primeiro casamento não deu certo.
Volta do latim
Não é nada daquilo que falaram. O papa disse que quando em encontro internacionais, com pessoas de língua diferente, seria bom usar a língua universal: o latim. É uma pena que tenha sido interpretado como um documento de condenação. Não é.
Igreja latino-americana e caribenha
A Igreja na América Latina passa pela crise da modernidade: a subjetividade, o consumismo, o relativismo. Isto interfere na vida religiosa. Nós tivemos uma fuga de católicos. Acredito que isto vai parar.
Falta de sacerdotes
Na Amazônia é gritante a falta de padres. Acredito que em Aparecida vamos entrar em cheio nestas questões e encontrar saídas. Acredito que a Igreja será uma Igreja que não foge dos problemas. Quando a gente ama a gente passa a realizar coisas boas. Esta deve ser a proposta da Igreja católica aos fiéis.