Horário de verão

Entrará em vigor à zero hora do dia 5 de novembro

O horário de verão entrará em vigor à 0h do dia 5 de novembro, primeiro domingo do mês, no Distrito Federal e em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A medida termina à 0h de 25 de fevereiro de 2007, após 119 dias de vigência. Mais uma vez, as regiões Norte e Nordeste ficaram de fora do esquema.

No ano passado, o horário de verão começou em 16 de outubro e durou 125 dias. Este ano, em razão do segundo turno das eleições, o Ministério de Minas e Energia decidiu adiar o seu início, já que poderia haver falhas nos relógios das urnas eletrônicas. O relógio será adiantado em uma hora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás (incluindo o Distrito Federal), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A medida tem como objetivo poupar energia durante os meses em que há maior incidência da luz solar e evitar possíveis interrupções no fornecimento durante os horários de pico (entre 19h e 22h). Também visa à diminuição dos custos com a geração termelétrica. A expectativa do governo é atingir uma redução entre 4% e 5% na demanda de todo o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo