À procura dos desaparecidos

Entidade ajuda na busca de parentes no Japão

Em São Paulo, uma associação voltada à comunidade nipônica do Bairro da Liberdade está ajudando os familiares daqueles que residem nas regiões mais atingidas pelo terremoto. Apenas quatro dias dias depois da tragédia, a entidade já atendeu quase 100 pessoas à procura de parentes desaparecidos. 

Assista à reportagem

A luta por informações é constante e incansável. Desde sexta feira, 11, o artesão Okazaki Iyokio tenta falar com os sete irmãos que residem na província de Miagui, sua cidade natal.

A esperança está nessa entidade, em São Paulo que, atualmente, ajuda os japoneses e descendentes aqui do Brasil a obterem informações dos familiares no Japão.

A associação Miyagui Kenjinkai do Brasil tem 500 famílias associadas com parentes no Japão. Elas moram na província de Miyagui Kenjinkai, uma das mais atingidas pelo terremoto.

Miagui fica no nordeste do país. A cidade tem 4 milhões de habitantes e estima-se que 10 mil tenham morrido na tragédia. De acordo com o presidente da associação, Koichi Nakazawa, cerca de 85 pessoas já procuram o local em busca de informações.

Na sala de espera o aposentado Antônio Kunio Koseki está apreensivo. Ele trouxe uma lista com os nomes de parentes.

Para Nakazawa, esse trabalho de busca não é fácil. Ele tambem está a procura de parentes desaparecidos. Mesmo assim, demonstra que a dedicação ao próximo o conforta.

Acesse
.: Veja outras reportagens que foram ao ar nesta terça-feira, 15, no CN Notícias

O telejornal é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h30, na TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo