Dia Internacional

Entenda por que é importante preservar a Camada de Ozônio

No Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, profissional fala sobre a importância da camada para todas as formas de vida presentes no planeta terra

Monique Coutinho
Da redação

A Camada de Ozônio é de extrema importância para proteger a terra das radiações solares, que em excesso, podem provocar diversos danos aos seres vivos. Para conscientizar a população dessa questão ambiental, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 16 de setembro como o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio.

A camada de ozônio (O3) presente na estratosfera é importante para filtrar a radiação solar, principalmente a radiação ultravioleta B (UV-B). De acordo com a engenheira florestal, Alcinéia de Castro, esta camada protege as formas de vida, como os animais, as plantas e o homem.

Alcinéia

Para que haja vida no planeta, é preciso preservar a camada de ozônio, afirma a Engenheira Florestal, Alcinéa Guimarães de Castro / Foto: Arquivo pessoal

“Outra função é aquecer a superfície da Terra impedindo que o calor emitido na superfície terrestre se dissipe, com isso, contribui com a regulação da temperatura, mantendo a vida na terra”, acrescenta.

Para que haja vida no planeta, é preciso preservar esta camada, caso contrário, os seres vivos enfrentarão muitos danos, afirma a engenheira.

“Haverá muitas mudanças climáticas. A radiação ultravioleta acarretará ao seres vivos danos irreparáveis, como: danos a visão, envelhecimento, suspensão do sistema imunológico, câncer de pele, impedimento do desenvolvimento de vários tipos de seres vivos como peixes, crustáceos e fitoplanctos.”

Ainda segundo Alcinéia, em meados dos anos 70, verificou-se que havia um buraco com aproximadamente 28 milhões de Km² na camada de ozônio, presente na região da Antártida. “Este buraco é três vezes maior que a área do território brasileiro”, diz.

Leia mais
.: Encíclica do Papa Francisco “Laudato sí”
.: Padre reitera necessidade de cuidar do meio ambiente
.: Padre comenta tópicos da encíclica do Papa sobre meio ambiente

Através de inúmeras pesquisas científicas, constatou-se que isso ocorreu como consequência das ações do homem, ou seja, devido ao uso excessivo de substâncias como os gases denominados clorofluorcarbonos (CFCs) que estão presentes em aerossóis, gás de geladeira, ar-condicionado, solventes, entre outros.

“Estas substâncias acabam destruindo a camada de ozônio ao reagir com ele. Outros produtos danosos à camada de ozônio incluem os gases (CO2) gerados a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.”

Diante desta realidade, algumas medidas já estão sendo tomadas para a preservação desta camada. “Entre elas, a proibição da utilização dos gases CFCs e sua substituição por substâncias não danosas a camada de ozônio”, conclui a engenheira.

16 de setembro de 1994

A ONU instituiu o dia 16 de setembro de 1994 como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, para celebrar a assinatura do Protocolo de Montreal, que aconteceu em 1987.

Os países que assinaram este tratado internacional assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFCs e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

A camada de ozônio esta concentrada na estratosfera,  onde se concentra o gás ozônio (O3) em maior quantidade. A estratosfera situa-se entre 20 a 25Km da superfície terrestre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo