Presbítero: discípulo e pastor

Encontro Nacional de Presbíteros reunirá mais de 500 padres em Aparecida

Reunião que acontece a cada dois anos traz como tema neste ano o presbítero, discípulo e pastor do rebanho

Thiago Coutinho
Da redação

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre / Foto: Arquidiocese de Porto Alegre

De 26 de abril a 2 de maio, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, será sede do Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece a cada dois anos e está em sua 17ª edição. A reunião contará com a presença de mais de 500 padres de todo o país, que representarão as dioceses e arquidioceses do Brasil.

O evento terá como tema “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28). “Trata-se de um evento consolidado na história dos presbíteros do Brasil”, disse o arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, que preside a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e participará do encontro. 

Este encontro acontece pouco tempo após a 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que também foi sediada em Aparecida e teve como tema central “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros”. Segundo Dom Jaime, certamente os dois eventos estarão em sintonia. 

“Quando falamos em formação, quase sempre ressaltamos seu aspecto inicial. No entanto, as diretrizes focam, sim, no processo inicial da formação dos presbíteros, mas também abordam aquilo que denominamos de formação continuada, permanente. Portanto, certamente este encontro estará em sintonia com aquilo que foi discutido na 56ªAssembleia Geral do Episcopado brasileiro”, afirma Dom Jaime.

Com o tema deste ano, o Encontro Nacional dos Presbíteros girará em torno do ser discípulo e do ser pastor. Dom Jaime cita a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis ― documento publicado pela Congregação para o Clero, no fim de 2016, com a chancela do Papa Francisco ― que coloca entre as etapas do processo formativo dos presbíteros o discipulado, o ser discípulo, e o processo de configuração a Jesus Cristo.

“Neste sentido, podemos aqui ver uma relação muito próxima entre aquilo que a Ratio e as novas diretrizes, se chanceladas pela Congregação do Clero, propõem e aquilo que agora os presbíteros discutirão neste 17º Encontro Nacional”, explica Dom Jaime.

Um assunto atual e de recente repercussão tem sido as fake news, que está no centro da mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (que será celebrado em 13 de maio de 2018). Indagado sobre em que medida esse assunto pode ser abordado no encontro e como os padres devem se comportar diante desta nova realidade, Dom Jaime chamou a atenção para a necessidade de estudo e debate sobre o assunto. 

“Como fazer frente a esta realidade? Creio que duas coisas se fazem necessárias: primeiro o senso crítico e, depois, o discernimento. Saber avaliar o que é o que não é verdade (…) Não sei se vamos abordar diretamente, mas é uma realidade que precisamos sempre mais ter presente em nossos espaços de estudos, de diálogo e de debate, porque é uma realidade que faz parte do cotidiano de muitas pessoas”, avalia o arcebispo de Porto Alegre.

A Igreja em saída

Ser uma igreja que vai ao encontro dos fiéis, dos mais necessitados e fragilizados. Basicamente, é este o pedido do Papa Francisco quando menciona a Igreja em saída. “Seguindo essa indicação do Santo Padre, nós precisamos ter presente que o modelo nosso será sempre Jesus e a referência é sempre o modo de agir de Jesus. Como ser uma Igreja hoje que vá ao encontro dos afastados? O modelo é Jesus Cristo. Ele não faz distinções, Ele olha o íntimo do ser humano. É a partir daqui que precisamos encontrar indicações para a obra da Evangelização”, pondera Dom Jaime.

Nesse trabalho de evangelização, Dom Jaime destaca três necessidades em especial: estudo, para compreender a realidade e o próprio Evangelho; a oração, que é o alimento do homem e da mulher que deseja se configurar a Jesus Cristo; e disposição, abertura de coração para ir ao encontro de situações onde se faz necessária a presença do pastor, do Jesus Misericordioso, do padre com o coração generoso. 

Sobre o encontro

O 17º Encontro Nacional de Presbíteros é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Além de Dom Jaime, o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, e o núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, farão parte destes sete dias de debates. O missionário redentorista Padre Paulo Sérgio Carrara, o Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, além de outros bispos de cada regional também farão parte da reunião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo