O Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) de São Leopoldo sediará, a partir desta segunda-feira, 5, o 31º Encontro dos Presbíteros do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul. A estimativa dos organizadores é reunir, até quinta-feira, 8, aproximadamente 90 padres das 18 dioceses que compõem o Regional Sul 3.
Tendo como tema central "O Concílio Vaticano II, em vista da celebração de seu cinquentenário", o encontro tem como objetivo ser fonte para renovação de compromissos e referência para os padres gaúchos, já que propicia troca de experiências frente aos desafios desencadeados ao longo do ministério. Além, é claro, de promover um momento dedicado a atividades de confraternização e lazer que estreitem os laços fraternos e de comunhão entres os participantes.
Nesta terça-feira, os organizadores do evento propõem dois debates importantes: "A visão da Igreja antes e depois do Concílio Vaticano II", apresentando pelo padre Pedrinho Guareschi; e "A perspectiva do Sacrossantum Concilium", trabalhado pelo padre Gustavo Haas. Este foi o primeiro documento aprovado pelo Concílio e trata da Sagrada Liturgia.
Na quarta-feira, penúltimo dia do encontro, o arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, abordará o tema "A figura do presbítero no Concílio Vaticano II – Presbiterorum Ordinis". No período da tarde será reservada uma programação mais direcionada a depoimentos, prática de esportes e confraternização.
O encerramento do encontro se dará com as considerações e avaliações finais e com a celebração da santa missa. O encontro contará ainda com a participação do presidente nacional dos presbíteros, padre Ancelmo Matias, da diocese de Toledo, no Paraná, e do coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, padre Moisés Dalcin, da arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O Centro de Espiritualidade Cristo Rei fica localizado na Rua Regina Mundi, número 333, no município de São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3081-4200.
O CECREI é coordenado pelos padres e irmãos Jesuítas da Província do Brasil Meridional. É fruto da ousadia de um grupo de jesuítas fortalecidos pela inestimável colaboração de leigas e leigos, religiosos e religiosas unidos na mesma caminhada pela Espiritualidade Inaciana. Cerca de 6 mil pessoas frequentam, anualmente, o CECREI. Um número significativo faz retiro de oito dias. Outros fazem exercícios espirituais de 30 dias. Outros ainda usam o espaço para dias de formação, encontros, cursos, seminários. (FB/JS)