Entre grandes líderes da comunicação católica, padre Antonio Spadaro é destaque do encontro que acontece em Aparecida
Larissa Sene
Da redação
Centena de líderes da comunicação católica de todo o Brasil se reuniram no 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, realizado em Aparecida (SP), de 24 a 27 de julho, onde debateram a realidade, novas ideias e os desafios que a comunicação atual apresenta para a Igreja.
Durante os quatro dias de evento, mais de 800 pessoas aprofundaram o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”, através de palestras, plenárias e seminários.
Entre os participantes, jovens estudantes de comunicação, representantes de paróquias e dioceses, padres e bispos, escutaram especialistas e pesquisadores da área, além de projetos da Igreja Católica que estão sendo desenvolvidos a nível nacional e internacional, como a Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), e a Rede Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), que tem por objetivo expandir e integrar o trabalho da Igreja na América Latina e Brasil dentro do campo das Comunicações Sociais.
Entre os palestrantes presentes, padre Antonio Spadaro, doutor em teologia e consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, foi o destaque do encontro, partilhando suas reflexões sobre a presença e o testemunho da Igreja nos novos meios digitais, no que no que ficou conhecido como Cyberteologia.
Durante a abertura do evento na noite de quinta-feira, 24, o sacerdote destacou a importância de olhar a internet como um lugar de relações humanas e não um lugar de redes e fios. Spadaro ressaltou ainda que cada comunicador, ao espalhar a evangelização, deve manter uma relação verdadeiramente humana, como Jesus ensinou, acolhendo, escutando e testemunhando a fé.
“O comunicador que não leva consigo Cristo, não pode ser um comunicador cristão”, enfatizou padre Antonio Spadaro.
Incentivar a “Cultura do Encontro”, tão pedida e vivida pelo Papa Francisco também no mundo digital, foi um dos destaques das plenárias e das discussões durante o evento.
O evento contou também com o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, momento onde os participantes puderam partilhar as experiências e projetos de evangelização que estão sendo desenvolvidos a nível diocesano, nacional e internacional.
A jovem Madalena, membro da Pastoral da Comunicação da paróquia de Santos Passos, veio da Bahia (BA), em busca de uma forma de revitalizar suas atividades de evangelização. “Minha vontade aqui é acrescentar mais ao trabalho que já temos realizado e, assim, torná-lo mais eficiente no serviço para Deus”, disse Madalena.
“Estou aqui para me renovar, viver um momento de espiritualidade e retornar para minha diocese, mais animado e ativo para que o Evangelho seja difundido em nossos meios de comunicação”, esclarece, Antônio da diocese de Registro, Vale do Ribeira (SP).
A 4ª edição nacional da Pascom terá seu encerramento neste domingo, 27, com um ato de compromisso dos comunicadores católicos do Brasil e da consagração do projeto RIIBRA à Nossa Senhora Aparecida.