O aniversariante desta quinta-feira, 21, é um dos parques mais visitados de São Paulo: o Ibirapuera, completa 71 anos. Localizado na zona sul de São Paulo, o espaço foi inaugurado em 1954, em comemoração aos quatro centenário da cidade de São Paulo e conta com mais de 158 hectares de muito verde e tranquilidade em meio a agitação paulistana.
Reportagem de Flavio Rogério
Imagens de Tiago Gualberto e Gilberto Pereira
Pela manhã, muita gente vem ao Parque Ibirapuera passear com a família ou fazer exercícios físicos. Dona Florence caminha cerca de 10 km por semana do local. “Quando a gente anda, a gente vê muitas pessoas que estão aí sentada lendo, tomando o sol, essas coisas. Então é um pulmão de verde, no meio de uma cidade cheia de prédio”, disse a empresária, Florence Balay.
Já Denilson vem todos os dias andar de bicicleta. “Bom, aqui é onde a gente faz o relaxamento, é onde a gente vem recarregar as baterias. Se esse parque não existisse ou se fosse fechado, a gente ia estressar muito mais rápido e aguentar muito menos”, falou o comerciante, Denilson Castanho.
O Parque de Ibirapuera recebe por ano cerca de 18 milhões de visitantes do Brasil e do mundo. São mais de 158 hectares onde os visitantes encontram mais de 200 tipos de aves e 500 espécies de árvores. “Então, além das relações ambientais, que são importantes pro equilíbrio ecológico, que também contribui para a nossa saúde, a gente tem a questão, o ser humano, ele precisa da natureza”, comentou a bióloga e professora, Ana Maria Brishi.
O parque conta com museus, espaços culturais e esportivos, além de prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Ibirapuera também abriga a escola municipal de jardinagem, fundada há 50 anos. Ela faz parte da universidade aberta do meio ambiente e da cultura de paz, a Umapaz.
“A gente conta com uma ampla grade de atividades, tanto cursos de longa duração como atividades mais curtas, como por exemplo, trilhas, oficinas, palestras. O munícipe pode se inscrever acessando o site da Umapaz e frequentando gratuitamente todas as atividades que a gente dispõe aqui”, explicou o engenheiro florestal e professor, Marcio Yamamoto.
Seja no Ibirapuera ou em outro espaço arborizado. O importante é ter uma pausa em meio à agitação do dia a dia. “Tem vários estudos científicos que comprovam que contato com as plantas, os elementos da natureza, nos traz uma série de benefícios físicos, de saúde e de saúde mental também”, concluiu Marcio.