DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Vale do Paraíba realiza primeira Caminhada para Autistas da região

O grupo TEAmigos, que ajuda a promover o bem-estar de crianças e pessoas com autismo, organiza uma caminhada para recordar os cuidados com estas pessoas

Thiago Coutinho
Da redação

IBGE aponta que há 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no País / Foto: Freepik.com

Promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. Esta é a premissa do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data celebrada nesta terça-feira, 2. Estimativas levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que há 2 milhões de autistas no Brasil. Pensando nestas pessoas, o TEAmigos, uma rede de apoio ao autismo em São José dos Campos, interior de SP, organiza neste próximo domingo, 7, a 1ª Caminhada para Autistas do Vale do Paraíba e Região.

Leia também
.: Papa a autistas: os mais frágeis são uma riqueza para a sociedade

Criado pela médica dermatologista Camila Kallaur, o TEAmigos visa promover o bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O grupo teve início há seis anos, quando o filho da médica, de 12 anos, foi diagnosticado com TEA. “Buscamos organizar eventos para trazer profissionais que possam capacitar pais, profissionais por meio de diversas ferramentas, como a arte, a música e o esporte em momentos de inclusão”, esclarece Camila.

O espectro autista

O autismo não é considerado uma doença. Segundo a médica e idealizadora do grupo, o TEA está relacionado ao neurodesenvolvimento — conjunto de habilidades no qual a pessoa passa a interagir com o meio que a cerca.

“O termo espectro vem desta ampla variedade de características, do mais leve ao mais grave. De uma forma mais simples, dizemos que temos várias entradas de informação para nos conectarmos ao mundo — audição, olfato, tato etc.”, detalha Camila. “Nos autistas, todas essas entradas funcionam de forma diferentes: ou estão hiperestimuladas ou hipoestimuladas. Ou fazem caminhos que podem ser inadequados a certas situações. Por isso é tão complexo de ser compreendido e tratado, envolve todas as áreas que compõem o indivíduo: família, escola, saúde, independência de vida adulta”, reitera.

O autismo, de acordo com a comunidade médica, é classificado em três níveis:

• Autismo nível 1 – pouca necessidade de suporte

• Autismo nível 2 – necessidade de suporte moderada

• Autismo nível 3 – muita necessidade de suporte

“Esses níveis de suporte é o quanto ele precisa de suporte para cumprir as funções sociais no dia a dia”, atenta Camila. “É importante entender que não é porque o nível de suporte é 1, seja criança, adulto ou adolescente, que consegue ir à escola, por exemplo, não significa que não terá sofrimento em outras áreas.”

Em linhas gerais, o diagnóstico é clínico e pode ser feito por meio de uma anamnese — conjunto de informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e sua doença. “Este médico pode ser um bom pediatra, neurologistas ou psiquiatras”, detalha Camila. “Hoje em dia, vemos muitos diagnósticos tardios em adolescentes e adultos. Por isso neurologistas e pisquiatras têm esse papel importante, sempre com o apoio de outros profissionais de saúde para outras avaliações, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e neuropsicologia”.

Autonomia e qualidade de vida

Camila e o grupo TEAmigos frisam que o importante é que haja ferramentas adequadas e suporte terapêutico para cada paciente. “Existem inúmeras ferramentas possíveis”, assevera a médica. “Dentro da psicologia há várias linhas de terapia. A que conta mais estudos científicos é a análise do comportamento. Mas há outras, como a terapia cognitiva comportamental”, observa.

“São inúmeras possibilidades terapêuticas que podem desenvolver cada criança, que sempre deve ser acompanhada”, prossegue a médica a idealizadora do TEAmigos. “E não só a criança: a família, como um todo, precisa entender as necessidades dessa criança e desse adolescente ou adulto para instruí-los e capacitá-los. Porque buscamos que eles tenham uma vida autônoma e independente, pois sabemos que os pais não são eternos”, finaliza.

Caminhada para Autistas do Vale do Paraíba

No espírito de solidariedade e inclusão, o TEAmigos e o Grupo 012 News organizaram para o próximo domingo, 7 de abril, a primeira Caminhada para Autistas do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A iniciativa, que marca a celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, será realizada em São José dos Campos (SP), no Vale Sul Shopping, das 08 às 12h.

O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo criar um ambiente de diversão, interação social e conscientização sobre o autismo, além de promover o bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.  

As inscrições esgotaram-se em menos de 24 horas, com 100 vagas disponíveis para garantir a segurança de todos os envolvidos. No entanto, o evento gratuito contará com diversas atrações para toda a família, incluindo a presença de super-heróis, Transformers, brinquedos para diversão, aulas de Fitdance e outras atividades que envolvam todos os presentes.

Mais informações: https://teamigos.com.br | @teamigos.sjc

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo