Assembleia Geral da CNBB

Em Missa, bispos celebram êxito da 52ª Assembleia

Missa dá início ao último dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP)

Kelen Galvan
Da redação

Em Missa, bispos celebram êxito da 52ª AssembleiaOs trabalhos do último dia da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil iniciaram com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Nesta sexta-feira, 9, a celebração foi presidida pelo vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, também arcebispo de São Luís do Maranhão.

Acesse
.: Todas as notícias da 52ª Assembleia Geral da CNBB
.: Fotos da celebração

Dom Belisário iniciou a homilia com agradecimentos à presidência da CNBB, ao Núncio Apostólico e aos secretários da nunciatura, à presidências das comissões episcopais da conferência, aos representantes dos regionais da CNBB, aos bispos responsáveis pelos tema central e prioritários desta assembleia, aos assessores da conferência, à equipe e responsáveis pelo Santuário de Aparecida, à toda imprensa e aos fiéis que acompanharam os trabalhos.

Sobre a liturgia de hoje, o bispo refletiu sobre a leitura dos Atos dos Apostólos sobre o processo de conversão do Apóstolo Paulo, que se inicia ao cair do cavalo.

Dom Belisário explica que Paulo passa por uma conversão para a comunidade, mas também a comunidade converte-se a ele e tem início um processo que se realiza ao longo de toda a vida do Apóstolo. Algo pelo qual, passam também todos os cristãos.

“Nós também teremos momentos marcantes, e precisamos como pessoa, como igreja, passar continuamente por este processo. O caminho da fé é uma busca constante, como se visse o invisível”.

Sobre o seermão de Jesus sobre o Pão da Vida, narrado no Evangelho, Dom Belisário disse que esse sinal deve reconduzir os fiéis ao reconhecimento do Pão que é o próprio Cristo. “Ele é a Palavra que se fez carne e assumiu plenamente a condição humana. Em Jesus, a fome e a sede podem ser vencidos”.

Dom Belisário explica que a Celebração Eucarística, ao mesmo tempo em que é o penhor da vida futura, é de sinal de fraternidade e de igualdade, a serem construídas entre os cristãos.

Por fim, o bispo destacou que nesta assembleia os bispos buscaram corresponder ao desejo do Papa Francisco, que na Evangelii Gaudium e na mensagem ao clero brasileiro durante a JMJ no Rio de Janeiro, mostrou seu anseio por uma igreja missionária e descentralizada, inculturada e de discípulos e missionários que testemunhem na vida sua fé em Jesus Cristo.

2missa_bispos0905Os bispos reunidos na 52ª assembleia indicam três aspectos para corresponder a este desejo do Papa: a conversão pastoral da paróquia – tema central do encontro -, a questão agrária brasileira – abordada de maneira pastoral pelos bispos -, e o texto sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

Dom Belisário enfatizou que são muitos os motivos para a agradecer a Deus pelos dias da assembleia. “A celebração desta Eucaristia quer agradecer a Deus estes dias, esta assembleia e todos os momentos que vivemos aqui neste santuário aos pés de Nossa Senhora”.

Ao final da Celebração, todos os bispos aproximaram-se da imagem de Aparecida, ao lado do Altar, para fazer a consagração à Nossa Senhora. Em seguida, todos deram sua bênção aos fiéis presentes na Basílica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo