Eleições 2006

Eleições podem ter 2º turno

Segundo o diretor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Athayde Fontoura Filho, a expectativa do tribunal é de que até a meia-noite 90% da apuração dos votos esteja concluída.

"A totalização dos resultados começa às 17h, quando encerra a votação. A partir das 19h, teremos a divulgação dos primeiros resultados", disse. 

Na primeira divulgação, o TSE estima já ter apurado 30% dos votos válidos de todo o país.  O tribunal espera uma votação tranqüila, com o encerramento da votação na maioria das 380 mil seções eleitorais do país às cinco da tarde.  

Fontoura estima que cada eleitor vai gastar cerca de 40 segundos para votar. "Se alguns ultrapassarem essa média, teremos filas em algumas seções", disse.  O diretor ressaltou, no entanto, que houve divisão em seções eleitorais que reuniam um número muito grande de eleitores para evitar atrasos e reduzir a espera pela votação.

Ele alerta os eleitores para que levem a tradicional "cola", um papel com o número dos candidatos, justamente para evitar atrasos no momento da votação. "É importante levar a cola já que o eleitor vai escolher cinco candidatos. Isso facilita todo o processo", encerrou. 

Probabilidade de 2º turno nas eleições

  

Segundo novas sondagens feitas entre sexta-feira e sábado, provavelmente haverá segundo turno para a disputa presidencial. Lula perdeu 3 pontos das intenções totais de voto, de 48 para 45 por cento, segundo o Ibope, e de 49 para 46 por cento, de acordo com o Datafolha.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter 50 por cento dos votos válidos, mais um. As pesquisas, no entanto, têm uma margem de erro de 2 pontos percentuais, o que significa que Lula tanto pode ter 47 por cento dos votos válidos ou 52 por cento.

Segundo o Ibope, pela primeira vez a soma dos adversários superou os votos do presidente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo