Presidente da CNBB apresentou algumas considerações sobre eleições municipais que acontecerão em todo o Brasil neste domingo, 6
Da Redação, com CNBB
Brasileiros de todo o país se preparam para comparecer às urnas neste domingo, 6, e escolher seus futuros representantes a nível municipal. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil conta com mais de 155 milhões de eleitores.
Para o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, este momento configura-se como uma oportunidade de renovar as lideranças políticas, promovendo jovens talentos e cidadãos comprometidos com a luta pelos direitos da cidadania no contexto democrático e republicano.
“O bom político é aquele que dá o primeiro passo para garantir que todas as vozes sejam ouvidas; é um trabalhador incansável, um construtor de grandes objetivos, com uma visão ampla, realista e pragmática”, afirma o arcebispo.
Veja também
.: Entenda como serão realizadas as Eleições Municipais em todo o País
Em sua visão, os municípios são o melhor espaço para ensinar democracia, pois é onde o trabalho prático e os resultados das eleições têm maior visibilidade. Dom Jaime salienta que as prefeituras desempenham papéis cruciais, que impactam diretamente na vida dos cidadãos brasileiros.
“E não podemos esquecer que o governo justo deve superar toda forma de corrupção”, acrescenta ainda o presidente da CNBB. “É necessário, da parte do povo, acompanhar, vigiar e analisar criticamente os atos dos escolhidos para o serviço público. A corrupção, seja de que proporção for, está intimamente ligada ao autoritarismo, à ganância de quem detém o poder e à falta de inteligência nos mecanismos de controle. Ela destrói valores, prejudica a representatividade e compromete os caminhos da democracia”, finaliza.