Faltam 17 dias para as eleições

Eleições 2014: Relembre como utilizar a urna eletrônica

Relembre como utilizar a urna eletrônica para votar nos cinco cargos dessa eleição, e faça uma simulação online

Da redação, com Agência Brasil

UrnaEletronica_AgenciaBrasilNo dia 5 de outubro, eleitores de todo o país deverão comparecer aos seus locais de votação, das 8h às 17h, para votar em candidatos aos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Devido à quantidade de cargos a serem votados, o eleitor pode levar à cabine de votação um papel com os números dos candidatos que deseja votar.

Para utilizar a urna eletrônica, basta digitar o número do candidato escolhido, de acordo com a ordem da votação apresentada na urna. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde “Confirma”. Caso esteja incorreto, é preciso apertar a tecla laranja “Corrige” e repetir a operação.

Para votar em branco, basta apertar as teclas Branco e Confirma. O voto será nulo se você digitar e confirmar um número de candidato ou de partido que não exista.

Leia também
.: Votos brancos ou nulos interferem no resultado da eleição?
.: Por que a Igreja não indica nenhum candidato?

Ao fim da votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais forte e prolongado e aparecerá na tela a palavra “Fim”.

Uma novidade das eleições deste ano é que municípios com mais de 200 mil eleitores poderão receber voto em trânsito de cidadãos que estarão fora de seus domicílios eleitorais no primeiro e segundo turnos das eleições e fazem questão de votar. Nesse caso, eles poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. No primeiro turno, 84.418 eleitores pediram autorização para voto em trânsito, a maioria do estado de São Paulo.

Saiba a ordem de votação no dia das eleições:

– deputado estadual ou distrital (para votar em um candidato, é preciso teclar cinco dígitos na urna)
– deputado federal (devem ser digitados quatro dígitos)
– senador (três dígitos)
– governador (dois dígitos)
– presidente da República (dois dígitos)

Quem perdeu o título, deve comparecer à seção eleitoral levando um documento oficial que tenha foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte ou qualquer outro documento oficial com foto.

O eleitor pode consultar o seu local de votação pela internet: www.tse.gov.br

Clique para simular a votação na urna eletrônica – TSE

.: Votação normal
.: Voto em trânsito

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo