Dom Pedro Luiz Stringhini

"É preciso acreditar na política", afirma Bispo

A Nota da CNBB sobre as eleições municipais foi aprovada nesta manhã, 09, pelos Bispos reunidos na 46ª Assembléia Geral em Indaiatuba (SP). Segundo Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo auxiliar de São Paulo, a nota é uma mensagem concisa à luz de outras mensagens já feitas em períodos eleitorais.

.: Íntegra da Declaração sobre as Eleições Municipais

Segundo Dom Pedro, a CNBB já vem destacando a muito tempo, sobre “a necessidade da participação dos cidadãos” na política e ressalta que é preciso continuar acreditando na política, apesar de tantos maus políticos:  “Os políticos nem sempre são bons, mas a Política é boa. É o jeito da comunidade se organizar e garantir a toda população, especialmente aos mais pobres, os direitos de moradia, de saúde, de educação, que são os direitos básicos do ser humano”.

O Bispo, Responsável pela Nota, disse que ela pontualiza “nossos direitos de cidadãos e nossos deveres, de votar bem, participar no processo político, escolher bem os candidatos e ter sempre os critérios baseados na cidadania, na ética, no respeito à vida, e também, as qualidades indispensáveis dos candidatos: honestidade e vontade de lutar pelo bem comum”.

Nesta tarde, a Nota será divulgada oficialmente à imprensa e, logo em seguida, acontece uma Coletiva de Imprensa sobre o assunto.

Também nesta tarde será lançado um novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular que impede a candidatura de pessoas com antecedentes criminais e dos que renunciam ao mandato para escapar de punições legais. A iniciativa é da CNBB, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais) que, com mais 32 entidades compõe o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) responsáveis pela aprovação da Lei 9.840.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo