A Secretaria do Estado de Turismo de Minas Gerais e a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) lançaram oficialmente em 17 de janeiro um novo vôo regular. Com expectativa os portugueses fizeram questão de chegar ao Brasil por Minas Gerais.
Esse vôos beneficiará tanto os mineiros residentes em Portugal, quanto também o turista português que poderá gozar da beleza de Minas Gerais.
O vôo inaugural da ponte aérea Portugal – Minas Gerais chegou com 259 passageiros. O Estado abre as portas ao turismo internacional e quer conquistar o europeu com seu patrimônio histórico e hospitalidade.
O aeroporto de Confins na região metropolitana de belo Horizente não era o mesmo. Tapetes de serragem, uma tradição herdada de Portugal e muita música fizeram a festa de acolhida.
Quando a aeronave tão esperada tocou o solo, era como se os mineiros estivessem proclamando uma independência. Não precisam mais ir a São Paulo para viajar para a Europa.
Para atrair os turistas, os mineiros têm o mais importante acervo arquitetônico e artístico do período colonial brasileiro em cidades de fama internacional como Rio Preto e Diamantina que são marcadas pelo estilo barroco de mestres da arte como Aleijadinho.
A nova rota também ajudará a descongestionar os aeroportos de São Paulo e diminuir as conseqüencias da crise do setor aéreo que o país enfrenta.