A solidariedade do brasileiro já é internacionalmente reconhecida e nesta época de final de ano, muita gente aproveita para ajudar mais pessoas.
O trabalho voluntário em hospitais é um dos que mais contribui para levar conforto durante as festas.
Nesta segunda-feira, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer celebrou uma missa num dos hospitais mais movimentados do país e destacou o trabalho voluntário nestas instituições. "É importante este trabalho porque eles representam a presença de Jesus nos hospitais", comenta.
Dona Cecília Teixeira da Silva trabalha há sete anos como voluntária. Ela faz parte da Pastoral da Saúde que todos os dias leva o evangelho e a comunhão para os pacientes internados.
Muitos ficam emocionados ao receber sua visita e para ela, fazer este trabalho é mais gratificante do que qualquer outro. "Prá mim é muito gratificante porque nós aprendemos mais do que ensinamos. É como Jesus disse: "estava doente e vistes a mim", diz emocionada.
Segundo Dom Odilo, este é um momento em que as pessoas estão precisando de uma palavra de conforto e até mesmo, se reencontrar com Jesus. "O cuidado com os doentes esteve sempre presente no coração da igreja.
Jesus mesmo sempre esteve circundado de doentes e pessoas sofredoras de todos os modos e ele sempre deu uma atenção infinita para os doentes", explica Dom Odilo.
Só no hospital Emílio Ribas, centro de referência na América Latina para o tratamento de doenças infecto-contagiosas, trabalham 30 voluntários. Para eles, este é um trabalho que vale mais a pena do que qualquer outro. Quem afirma é o capelão do hospital, padre João Inácio Mildner.
"É um trabalho árduo mais muito gratificante porque já tivemos vários casos de conversão de pessoas que há muito tempo não iam a missa ou que deixaram de praticar o catolicismo e quando receberam a visita da agente da Pastoral da Saúde, se curaram e hoje desenvolvem trabalhos em várias comunidades", explica.