Em coletiva de imprensa

Dom Odilo comenta sua saída da comissão do Banco do Vaticano

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, falou, nesta quinta-feira, 23, à imprensa sobre a decisão do Papa Francisco de afastá-lo da comissão que supervisiona o Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano.

Veja na reportagem de Elisa Ventura:

Na Coletiva, Dom Odilo se disse surpreso com a repercussão que o assunto tomou e disse que faltou compreensão sobre o real papel da comissão. Explicou que a troca é normal e que o Papa escolheu pessoas que conhece melhor.

“Para alguns, talvez, parece que esta comissão tem competência administrativa, gerencial, de decisões sobre a própria movimentação de fundos, assim por diante. O que não é verdade. Essa comissão tem competências muito restritas, muito próprias, como se prevê no estatuto específico também”, explicou.

O cardeal de São Paulo disse que não é de hoje que o IOR “está na berlinda”, mas que a Santa Sé sempre acompanhou a instituição, inclusive com regras mais rígidas desde Bento XVI.

“Os problemas no IOR não são recentes, ao mesmo tempo, não é verdade que não estejam sendo acompanhados. A Santa Sé não é irresponsável de deixar correr as coisas sem cuidar delas”.

Dom Odilo também comentou o anúncio dos novos cardeais, entre eles, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, e chamou de “novidade” a eleição de cardeais para dois países que nunca antes tiveram esses religiosos: dois na África e um no Haiti.

O arcebispo de São Paulo falou ainda sobre o vídeo ofensivo ao Cristianismo, produzido pelo site Porta dos Fundos, e reafirmou sua posição de apoio aos católicos que boicotaram o site.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo