Igreja

Dom Irineu Gassen assume a Diocese de Vacaria (RS)

Numa rica solenidade presidida por Dom Dadeus Grins, Arcebispo de Porto Alegre (RS) na manhã deste domingo, dia 24, na Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, a diocese de Vacaria (RS) recebeu seu 6º bispo, Dom Irineu Gassen (OFM).

O ato de posse, realizado após a proclamação do Santo Evangelho, foi conduzido por Dom Dadeus que retomou a passagem do Evangelho – Mateus 16,13-20 – dizendo ser esta a missão de Dom Irineu – testemunhar a pessoa de Jesus, daquele que reconhece Jesus como salvador do mundo -. "O Bispo é sucessor dos apóstolos, Dom Irineu veio receber seu povo, o povo de Vacaria, ele é o pastor deste rebanho, lhe cabe confirmar esse povo nessa fé que em Jesus Cristo nós temos salvação", enfatizou o arcebispo.

Apresentado à diocese, o novo Bispo andou em meio aos sacerdotes dando a conhecer o decreto recebido nomeando-o Bispo diocesano de Vacaria, lido em seguida pelo padre Frei Francisco.

Dom Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria, após dirigir o testamento final de sua missão na diocese, convidou Dom Irineu a ocupar a cátedra e lhe entregou o báculo dizendo: "Dom Irineu, recebe este báculo que passou pelas mãos de vários pastores desta diocese e que ele sirva para conduzir o povo Deus para a perfeição".

Encerrado o ato de posse, Dom Irineu assumindo sua diocese dirigiu, emocionado, sábias palavras em sua homilia dizendo que o 'sim' dito no primeiro instante por ele, deve se tornar cada vez mais profundo diante do dom que o Senhor o faz. Citou em sua colocação o sermão de Santo Agostinho: "Para vós sou bispo, convosco sou cristão", ressaltando com a frase que ele quer caminhar junto com seus diocesanos. "Eu peço que vocês que agora receberam o novo Bispo, multipliquem a oração para que eu seja o bispo que vocês estão precisando", solicitou. [Ouça homilia na íntegra]

Com o lema episcopal, "Preparar para o Senhor Deus um povo perfeito", Dom Irineu declarou que esse lema é um programa, uma meta, e deseja que seja o programa de toda a Igreja particular de Vacaria e de todo o povo de Deus. "Perfeito significa fiel a missão de Deus, construindo justiça e fraternidade", destacou.

Ao final do discurso Dom Gassen agradeceu aos que se uniram a ele nesse momento especial, prestando homenagem a todos os bispos que serviram a diocese, em especial a Dom Pedro Sbalchiero, denominando-o como mártir Dom Pedro, e a Dom Orlando chamando-o de amigo e irmão.

A cerimônia seguiu o rito normal sendo presidida por Dom Irineu que foi homenageado, ao final desta, pelo povo vacariano.

Sobre Dom Irineu

Dom Irineu recebeu a ordenação presbiteral em Santa Cruz do Sul, no dia 27 de julho de 1968. Dentre as muitas funções que exerceu, foi Mestre dos Noviços e professor no Seminário Menor de Daltro Filho; pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre, e paróquia Cristo Rei, em Não-me-Toque, diocese de Passo Fundo (RS); secretário da Família Franciscana do Brasil, no Rio de Janeiro; superior da comunidade e reitor do Seminário do Curso Médio em Taquari (RS) e em Agudo (RS); superior provincial dos Franciscanos do Rio Grande do Sul.

Vídeo:
.: Dom Irineu explica seu lema

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo