O novo arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, nomeado hoje, 28, pelo Papa Bento XVI, falou em entrevista ao noticias.cancaonova.com sobre esta nova missão que lhe é confiada na arquidiocese mineira.
Dom Gil, até então Bispo de Jundiaí (SP), afirma ter assumido a nova função com muita tranquilidade e que está agradecido ao Papa Bento XVI pelo gesto de confiança em sua pessoa. "Eu recebi em primeiro lugar, [esta transferência] como uma nova missão que Deus me dá e, sendo uma missão vinda da Igreja, do coração de Jesus Cristo, eu assumo com toda tranqüilidade e com todo amor", destacou.
O Bispo explica que com a nomeação para Arcebispo o trabalho aumenta, pois cresce a responsabilidade: "a arquidiocese é uma província que compõe também outras dioceses (…) Ali a Diocese é grande, são 37 municípios – em Jundiaí eu tenho 11, e lá são 84 paróquias, de maneira que eu vou com toda disposição. Porque o serviço de nosso Senhor é sempre gratificante".
Mesmo sem conhecer de perto a Arquidiocese, Dom Gil destaca que já ouviu falar muito bem do local e espera encontrar um clero bom e dedicado. "Eu conheço alguns padres de lá, sobretudo conheço dois bispos, que é o Dom Eduardo Benes, de Sorocaba (SP) e o Dom Walmor Azevedo, de Belo Horizonte (MG), que são meus colegas e, trabalhamos muitos anos juntos, em seminários, e eles me dão informações muito boas sobre o clero e sobre a organização da diocese".
Dom Gil deixou sua mensagem aos fiéis que, em seu coração de pastor, já assumiu e ama. "O pastor é apenas o servidor, o verdadeiro Pastor é Jesus Cristo. A gente vai na disposição de ser fiel a Ele, no trabalho da construção do progresso da Igreja local. Envio a todos uma grande benção, sabendo que eu, mesmo sem conhecer o povo da Arquidiocese, já os amo de coração. Porque é o povo que o Senhor está me dando".
A posse na Arquidiocese está marcada para o dia 28 de março, às 14h30, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora (MG).
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com