Em Brasília

Dom Fernando toma posse do Ordinariato Militar

Dom Fernando José Monteiro Guimarães foi nomeado pelo Papa Francisco em agosto e tomou posse nesta terça-feira, 7

Rádio Vaticano

Dom Fernando Guimarães, novo ordinário militar do Brasil / Foto: Arquivo

Dom Fernando Guimarães, novo ordinário militar do Brasil / Foto: Arquivo

O Missionário Redentorista Dom Fernando José Monteiro Guimarães tomou posse, nesta terça-feira, 7, do Ordinariato Militar do Brasil, em Brasília.

A Santa Missa de posse realizou-se na Sé Episcopal arquidiocesana, na Catedral Rainha da Paz, situada no Eixo Monumental, às 16h. Após o pedido de renúncia de Dom Osvino José Both, Dom Fernando, então Bispo de Garanhuns, em Pernambuco, foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir a função.

Dom Fernando José Monteiro Guimarães

Pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, o novo Ordinário Militar é oriundo da capital pernambucana de Recife. Estudou nas cidades de Juiz de Fora e de São João Del Rei, em Minas Gerais, completando posteriormente seu doutoramento em Teologia Moral no Instituto Alfonsianum, em Roma.

Dom Fernando cursou Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Navarra, na Espanha, e ordenando-se, mais tarde, sacerdote em 1971. No início de sua vida como presbítero, exerceu seu ofício na Arquidiocese do Rio de Janeiro, servindo depois a Cúria Romana onde desempenhou diversas funções até 2008. Após esse período, retornou ao Brasil quando foi nomeado bispo de Garanhuns, em Pernambuco. (SP-CNBB)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo