Denúncia

Dom Erwin Kräutler, Bispo de Xingu, recebe nova ameaça

Depois de ter recebido mais uma ameaça de morte, o bispo da Prelazia Territorial do Alto Xingu, Dom Erwin Kräutler, ativista de direitos humanos no Pará e presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), prestou depoimento à Polícia Federal, no município de Altamira (PA).

O bispo é conhecido por ter feito várias denúncias contra fazendeiros, madeireiros e políticos da região. Dom Erwin disse que as últimas ameaças, no fim do ano, surgiram depois que ele denunciou criminosos que promovem abusos sexuais e prostituição infantil. Segundo ele, a quadrilha que foi denunciada, é formada por ex-vereadores, médicos e comerciantes, que subornavam policiais para fugir dos flagrantes.

O bispo denuncia também, a impunidade no assassinado da missionária, Ir. Dorothy Stang, assassinada por pistoleiros, em 2005. Cinco pessoas foram imputadas pelo assassinato da religiosa, três das quais continuam em liberdade.

Dom Erwin, que mora há mais de 40 anos na região amazônica, acredita ainda, que outras pessoas estão envolvidas no assassinato. Por causa da última ameaça de morte, feita por meio de um telefonema anônimo, Dom Erwin foi posto sob escolta policial. A Polícia Federal vai instaurar inquérito para investigar as ameaças e intimar outras pessoas a prestar depoimento.


.: Dom Azcona, bispo que acompanha as pastorais sociais, envia carta aos órgãos públicos pedindo proteção para bispos e religiosos .: Carta da CNBB ao Presidente Lula, pedindo proteção e medidas contra a violência no Pará

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo