O até então bispo auxiliar da Diocese de São Carlos foi nomeado nesta quarta-feira para a diocese que estava vacante desde junho de 2022
Da redação, com CNBB
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28, a decisão do Papa Francisco em nomear Dom Eduardo Malaspina, atual bispo auxiliar de São Carlos, em São Paulo, para a diocese de Itapeva, no mesmo Estado. A diocese estava vacante desde junho de 2022 quando Dom Arnaldo Carvalheiro Neto foi nomeado para a diocese de Jundiaí (SP).
A presidência da CNBB nesta manhã uma mensagem de saudação a Dom Eduardo por sua nomeação. A carta o encorajou na nova missão e o exorta a recordar em seu ministério da Sagrada Escritura, com a qual “podemos interpretar o que se passa no nosso coração, nele distinguindo a voz de Deus e identificando os impulsos que Ele mesmo lá deixou”.
Biografia
Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( 1988-1991).
É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, de 2001 a 2004, e mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009 a 2012.
Pertencente ao clero da diocese de São Carlos, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), de 1992 a 1999; Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos de 2000 a 2008.
Também exerceu os postos de representante dos Presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP); Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino da diocese; Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; Chanceler do Bispado, de 2013 a 2017; Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP), de 2001 a 2018.
Em 7 de março de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral São Carlos Borromeu, em 1° de maio de 2018. Atualmente, também é Vigário Geral da diocese de São Carlos; bispo referencial da Comissão de Defesa da Vida do regional Sul 1 da CNBB e presidente da Sub-Região Pastoral Campinas do regional Sul 1 da CNBB.