O Presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno, falou hoje, em entrevista ao noticias.cancaonova.com, sobre a festa de Nossa Senhora, inaugurações na Basílica, eleições e sua ida ao Sínodo dos Bispos, que inicia neste domingo, 5, em Roma.
A entrevista aconteceu durante a cerimônia de reinauguração do Mirante da Torre Brasília da Basílica de Nossa Senhora, que passou por uma reforma, e inauguração da Tribuna Papa Bento XVI.
Dom Damasceno assinalou que a Igreja se alimenta, sobretudo, da Palavra de Deus, contida na Sagrada Escritura, e da Eucaristia. Ele lembrou que o último Sínodo, há três anos, teve como tema a Eucaristia e este ano, a Palavra: “Dois temas muito conexos entre si”.
“Na América Latina, a Igreja tem dado um grande valor à Palavra de Deus, tem animado, incentivado cada vez mais a chamada ‘Pastoral Bíblica’, que tem levado, cada vez mais os fiéis à leitura orante da Palavra, que nós chamamos de lexio divina. Acho que isso é realmente fundamental. A Palavra é o alimento básico para nós”, disse o arcebispo que acrescentou: “O Ponto central da Escritura é Nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos ler as Escrituras para poder aprender de Jesus, como ser seu discípulo e também ser missionário no mundo de hoje”.
Festividade de Nossa Senhora
As festividades dedicadas à Nossa Senhora Aparecida iniciaram hoje, com uma novena dedicada à Mãe de Jesus. A festa traz como tema “Com Maria, discípula e missionária escolhemos a vida”, recordando a Campanha da Fraternidade deste ano, numa perspectiva mariana. Segundo Dom Damasceno, o objetivo é refletir, meditar e rezar pelo dom da vida. “Da vida que deve ser vivida de uma maneira digna, num ambiente familiar, social, cultural que nos envolve e da vida eterna, da qual Maria é garantia para nós por ter sido elevada aos Céus de corpo e alma”, destacou.
Para o prefeito de Igreja, Padre Rodrigo Arnoso, mais de 500 mil pessoas são esperadas no decorrer dos dias da festividade e no dia 12, mais de 150 mil pessoas. “Mais de duas mil pessoas estão envolvidas na festa, que trás como novidade uma equipe de coreografia formada por 1.500 pessoas que se apresentarão todos os dias da novena. Temos funcionários e mais de 500 voluntários para acolher e dar informações aos romeiros”, informou.
Mirante e Tribuna
O Mirante fica no 18º andar da Basílica e tem 324 metros quadrados. O local é rodeado por janelas em vidro de quais podem ser vistos, de forma panorâmica, grande parte do Vale, o Rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.
O ponto mais alto da Basílica, tem em suas paredes uma linha do tempo que registra desde o encontro da Imagem até a abertura do CELAM, há cerca de um ano, além de telões que exibem imagens da evolução da cidade.
“Antes o romeiro tinha que fazer um esforço, subir as escadas. Agora não só os jovens, mas, crianças, idosos e portadores de alguma deficiência poderão chegar ao Mirante e contemplar maravilhas da natureza”, comemorou Dom Damasceno.
A Tribuna Bento XVI foi inaugurada com uma benção de Dom Damasceno. O local serviu de altar para a Missa presidida pelo Papa Bento XVI, quando esteve no Brasil, no último ano, durante a abertura do Celam. O arcebispo lembrou que o lugar será usado a serviço da evangelização dos peregrinos.
Eleições
O Arcebispo lembrou, ainda, das eleições que ocorrem neste domingo, 5, alertando os políticos quanto a missão que devem ter junto aos mais necessitados e à serviço da vida: “Desejo que os eleitos em nossos municípios sejam para a Câmara municipal, para o Executivo, sejam assistidos por Nossa Senhora e pelo Espírito Santo. Que façam da sua função um serviço para o bem comum de toda a população, sobretudo dos que mais precisam. Que eles coloquem como objetivo principal do seu mandato compromisso de defender, promover a vida em todos os sentidos desde o começo até o seu fim natural”.