Celebração Eucarística

Dom Damasceno convida bispos a seguir exemplo de irmãos falecidos

Nesta quinta-feira, 3, em Indaiatuba (SP), a programação da 46ª Assembléia da CNBB teve início com missa, às 7 horas, presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis. Durante a celebração, os bispos falecidos desde a última assembléia foram lembrados.

.: Leia íntegra da homilia

Durante a homilia, Dom Damasceno falou de seu predecessor, Dom Aloísio Lorscheider, que “desempenhou seus cargos com diligência e competência” sempre com “bondade e modéstia”. O arcebispo lembrou, para se referir a Dom Aloísio, de João XXIII: “É bom ser importante, mas é mais importante ser bom”. E disse, ainda: “Ele compreendeu que todo cargo é serviço”.

Recordando-se do discurso de Bento XVI durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Dom Damasceno remeteu às palavras do pontífice: “Em Jesus Cristo surgiu, para nós, a grande luz. Não podemos colocá-la debaixo do alqueire, mas devemos pô-la num luzeiro para que ilumine a quantos estão na casa”, deixando claro que este é o papel do episcopado.

Concluindo, o arcebispo convidou os prelados a seguirem os exemplos deixados pelos irmãos falecidos: “Que seus testemunhos nos inspirem e nos fortaleçam na missão que Cristo confiou aos apóstolos e a nós bispos, seus sucessores”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo