Inspetor salesiano

Dom Bosco não é patrimônio dos salesianos, mas pertence à Igreja

"Dom Bosco não é patrimônio só da família salesiana, mas ele pertence à Igreja espalhada pelo mundo". Com essa afirmação o responsável da Inspetoria Salesiana São Pio X, com sede em Porto Alegre (RS), padre Orestes Carlinhos Fistarol, explicou as demonstrações de fé do povo nas cidades por onde a urna com as relíquias de Dom Bosco tem passado.

O inspetor recordou que em Guarapuava (PR), primeira cidade do Brasil a receber as relíquias, a urna ficou constantemente rodeada por jovens: "Chamou muito atenção como Dom Bosco é amado na cidade de Guarapuava. (…) Um cordão enorme de jovens rodeavam a urna e nunca deixaram de estar próximos. Vimos aqueles jovens compenetrados, rezando e invocando a intercessão de Dom Bosco".

Para ele, esse amor que o povo tem demonstrado pelo santo salesiano é um "sinal" e um "testemunho vivo" de que Dom Bosco pertence à toda Igreja. "A partir do momento que o Papa Pio XI o canonizou, ele disse à Igreja, presente em todo o mundo, que 'Dom Bosco é um modelo de seguimento ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo para toda a Igreja'".

Padre Orestes ressalta que a presença das relíquias no Brasil tem um significado muito grande para os salesianos, porque embora Dom Bosco tenha morrido no ano de 1888, "ele continua muito vivo através do seu carisma que é levado adiante por todos os grupos da família salesiana, presentes no Brasil inteiro".

A urna com a relíquia de Dom Bosco impressiona pelo seu tamanho. Ela contém uma estátua do santo, com as roupas que ele utilizava para celebrar a Santa Missa e, no travesseiro sobre o qual está a cabeça da imagem, está a relíquia: a mão de Dom Bosco. Padre Orestes enfatiza: "aquela mão abençoou tantos adolescentes e jovens. Uma mão empreendedora que não visou nenhum benefício pessoal, a não ser o de gastar a própria vida em benefício da salvação dos jovens".

Peregrinação

A urna com as relíquias chegaram ao Brasil, no último domingo, 15, e nesta sexta-feira, 20, está em Joinvile (SC). Durante o dia, os fiéis estão venerando a relíquia na Paróquia Santo Antônio. No local, às 20h, acontece a Santa Missa em honra ao santo e, em seguida, às 23h, tem início uma vigília oração com a juventude.

Na região sul do país, a urna permanece até o dia 1º de novembro, quando segue para a Inspetoria de São Paulo.

.: Confira fotos da peregrinação da Urna de Dom Bosco

Leia mais
.: Relíquias de Dom Bosco vão visitar Canção Nova em dezembro
.: Fiéis podem ganhar indulgência em visita às relíquias de Dom Bosco
.: Urna de Dom Bosco continua na região sul
.: Relíquias de Dom Bosco chegam ao Brasil

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo