Encontro em Curitiba

Dom Aviz: consagrados são realidade significativa na Igreja

Cardeal Braz de Aviz participa de encontro, em Curitiba, da Vida Religiosa Consagrada no Brasil

Da Redação, com CRB Nacional

Dom João reunido com religiosos de vida consagrada no Brasil / Foto: CRB Nacional

Dom João (3º da esq. para dir.) reunido com religiosos do Brasil / Foto: CRB Nacional

Começou, nesta quinta-feira, 28, o encontro da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. A reunião conta com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, e acontece em Curitiba (PR).

Dom João disse que a proclamação de 2015 como ano da Vida Consagrada busca retomar as grandes linhas que o Concílio Vaticano II traçou e os caminhos percorridos pela vida consagrada até então. As discussões serão realizadas à luz do documento Perfectae Caritatis, que no ano que vem completa cinquenta anos.

O cardeal também comentou alguns temas relacionados à vida consagrada, como sua renovação a 50 anos do Concílio e o discipulado dos consagrados e consagradas na Igreja. Referindo-se especificamente à constituição dogmática Lumen gentium, ele disse que esse documento situa os religiosos como membros integrantes da Igreja povo de Deus, juntamente aos fiéis leigos.

“Os consagrados e as consagradas são hoje, na Igreja, uma realidade plural, numerosa e muito significativa. São homens e mulheres que respondem com suas vidas, não a um mandamento, mas aos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, dom divino e conservado por graça do próprio Deus”, salientou.

Dom João chamou a atenção do grupo para alguns problemas que são visíveis na Vida Consagrada e que merecem atenção e um processo constante de conversão. Entre essas problemáticas, ele citou, como exemplo, a desistência (a cada ano, 3000 religiosos abandonam a Vida Consagrada), a falta de vocações, pessoas tristes e amargas,  superiores ou madres que se mantém no poder por 20 ou 30 anos, dentre outros.

O encontro de Dom João com a Vida Consagrada continua até a noite desta sexta, 29.  Os religiosos terão como assessores para esse dia Irmã Márian Ambrosio, idp, Frei Clodovis Boff e Dom João Braz de Aviz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo