As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foram aprovadas na segunda-feira, 9, na 49ª Assembleia Geral da CNBB, e elas buscam expressar a preocupação do episcopado brasileiro com o processo de evangelização do país.
Acesse
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr
.: PODCAST: Dom Alberto explica o que são as novas diretrizes
O Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, esclareceu que as diretrizes trazem referências para o trabalho da Igreja no Brasil na chamada “Nova Evangelização“, cujo objetivo é evangelizar os batizados e levar, a cada um deles, a pessoa de Jesus Cristo.
De acordo com o prelado, as diretrizes da Igreja estão ancoradas em cinco pontos: missão, iniciação cristã, a Palavra de Deus, comunidade e serviço da vida. “Esses cinco pontos, nos próximos quatro anos, serão referenciais para a vida da Igreja”, afirmou o arcebispo.
Dom Alberto também explicou que o intuito das diretrizes é dar às dioceses alguns pontos que estimulem a ação evangelizadora, para que depois os planos sejam realmente postos em prática. “O espírito das diretrizes é apresentar referências e, só nos próximos meses, as dioceses deverão concretizá-las”, ressaltou.