Roteiro quaresmal

Dom Alberto apresenta o Retiro Popular 2020, com o tema “Edificar a Igreja”

Livro constitui um roteiro quaresmal, com indicações diárias de orações e passagens bíblicas para reflexão

Jéssica Marçal
Da Redação

Dom Alberto Taveira apresenta exemplar do Retiro Popular 2020 / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

“Edificar a Igreja”, é o tema do Retiro Popular 2020, livro de autoria do arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Correa. Ele apresentou a 27ª edição do livro, lançado pela Editora Canção Nova, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

O conceito do Retiro Popular, segundo Dom Alberto, é frisar o tempo de Quaresma como tempo de exercícios espirituais, lembrando que esse período foi um “retirar-se” para Jesus. O livro traz indicações diárias de orações e passagens bíblicas para reflexão a partir da Quarta-Feira de Cinzas. “Nós rezamos o ano inteiro, todos os dias, mas quando nos dedicamos mais à oração num tempo que se chama retiro espiritual, é justamente para exercitar, na oração, na mortificação, na caridade”.

Segundo o arcebispo, nem todas as pessoas têm a possibilidade de se retirar por alguns dias para fazer esse tempo de dedicação especial, por isso surgiu a ideia do livro, de fazer esse roteiro. Nessa edição de 2020, em especial, o arcebispo valoriza o domingo. “Todos encontrarão uma iniciação à vivência do domingo durante a Quaresma. Uma parte do retiro vai tomar o domingo e depois, durante a semana, a pessoa vai retomar aquele tema que foi proposto no domingo”.

“O Retiro convida as pessoas a ler, rezar e escutar a Palavra de Deus, conduz as pessoas a viver a Liturgia, especialmente porque nos conduz ao Domingo e também provoca nas pessoas o desejo de participar da Campanha da Fraternidade”, acrescenta.

Neste roteiro quaresmal, o leitor também encontra a oração da Campanha da Fraternidade 2020 e a meditação do rosário da Virgem Maria, além de alguns textos de retiros anteriores, dentro de um quadro atual, que conduzem ao aprofundamento da vida cristã.

Edificar a Igreja

O Retiro Popular desse ano tem um rosto amazônico, diz Dom Alberto, fazendo referência ao Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia realizado em outubro passado no Vaticano. “A capa do Retiro Popular desse ano tem a catedral de Belém, o povo no Círio de Nazaré e ao fundo a baía de Guajará – a nossa natureza, o nosso povo e a nossa fé. Também para ajudar as pessoas a terem uma visão bonita, positiva, do nosso esforço de evangelização na Amazônia”.

Sobre o tema, o arcebispo destaca a proposta de que as pessoas façam um caminho de retiro até chegar à ideia da Igreja. “É bom nós lembrarmos os passos do querigma, o anúncio do amor de Deus, o reconhecimento de que somos pecadores, que Jesus é o salvador, a fé e a conversão, o dom do Espírito Santo, a comunidade”, explica Dom Alberto, revelando seu desejo de que, com a edição desse ano, as pessoas cresçam no amor à Igreja.

27 edições: os frutos

Dom Alberto também fez na coletiva um balanço desses quase 30 anos de publicação do Retiro Popular. “Temos a evolução do número de exemplares publicados. Depois tivemos um feedback muito positivo ao longo do tempo, que são as pessoas que me escrevem, entram em contato comigo e com a Canção Nova e dizem os frutos do Retiro Popular, pra mim isso é o mais importante, os frutos espirituais”.

O livro pode ser adquirido pelo catálogo “Porta a Porta”, pelo televendas (12) 3186-2600 ou pelo site da Loja Canção Nova.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo