Cerca de dois milhões de fiéis participaram das romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, nesse fim de semana. A festa foi coroada com a celebração da santa missa seguida de várias procissões.
A tradição da festa do Círio de Nazaré ja dura dois séculos e é umas das maiores tradições católicas do país. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Igreja Matriz de Ananindeua, e percorreu 24 quilômetros na região metropolitana de Belém no domingo. Após a celebração de uma missa campal, a imagem foi levada para o navio da marinha para dar início ao círio das águas.
Com um número de 400 embarcações, a procissão pelas águas do rios da Amazônia homenageou a padroeira do Pará. Centenas de devotos acompanharam a viagem da santa. A Romaria Fluvial é um dos eventos do Círio de Nazaré mais esperados pelos fiéis. As embarcações são decoradas para a celebração e deixam um colorido marcante nas águas paraenses.
Depois de caminhar pelas ruas da cidade, navegar pelas águas dos rios da Amazônia, a imagem de Nossa Senhora foi levada em uma romaria organizada por 13 mil motoqueiros até um colégio da cidade, em um evento chamado moto-romaria.