Nomeados pelo Papa

Dioceses de Apucarana (PR) e São João Del Rei (MG) acolhem novos bispos

Ambas as dioceses estavam vacantes; Vaticano anunciou nomeações nesta quarta-feira

Da redação, com CNBB 

O vaticano anunciou nesta quarta-feira, 12, a nomeação de dois novos bispos para o Brasil: para a diocese de Apucarana (PR), foi nomeado Monsenhor Carlos José de Oliveira e para a diocese de São João Del Rei (MG), Dom José Eudes Campos do Nascimento. Ambas as dioceses estavam vacantes.  

Novo bispo de Apucarana (PR) / Foto: CNBB

Até então, Monsenhor Carlos era vigário-geral da arquidiocese de Botucatu (SP) e padre na paróquia Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP). Sua ordenação sacerdotal foi em 4 de outubro de 1992. Ele é mestre e Doutor em Teologia (mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e doutor pela PUC Rio). 

“Sua formação no campo da Teologia Moral e da Cristologia é sinal de uma preparação remota da Divina Providência em vista da missão que a Igreja lhe apresenta neste momento da vida”, afirma uma nota da CNBB em saudação ao Monsenhor Carlos por sua nomeação. 

Na arquidiocese de Botucatu, Monsenhor Carlos desenvolveu várias atividades, como assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia e coordenador de Pastoral. Ele também fundou e foi presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade”, para moradores de rua e toxicodependentes, e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica. 

Novo bispo de São João del Rei

Novo bispo de São João del Rei / Foto: CNBB

A diocese de São João Del Rei estava vacante desde 19 de janeiro deste ano, quando faleceu o então bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart. 

O bispo nomeado hoje, Dom José Eudes, estava até então na diocese de Leopoldina, também em Minas Gerais. Mineiro de Barbacena, Dom José Eudes foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana.

Em 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito. Recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro, tomando posse na diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.

A CNBB também emitiu nota de saudação a Dom José Eudes. “Fazemos nossas preces acompanhadas de uma súplica para que o seu novo desafio missionário seja pleno de frutos para o Reino de Deus. Enviamos, ainda, nosso abraço fraterno”, afirma a entidade. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo