Na Bahia

Diocese oferece curso de fé e política para lideranças

Com o objetivo de oferecer uma nova perspectiva à tarefa dos leigos cristãos no contexto cultural, social e político contemporâneo, a Diocese de Camaçari (BA), lança o curso de Fé e Política.

O estudo será realizado através da Doutrina Social da Igreja e Documentos do Magistério e será ministrado pelo bispo local, Dom João Carlos Petrini, também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O curso é destinado às lideranças das comunidades eclesiais e pastorais, movimentos, organismos e fiéis leigos que desejam se aprofundar mais na ação política.

As inscrições iniciaram no dia 10 de janeiro e vão até o dia 17 de fevereiro de 2013. As vagas são limitadas. Interessados devem dirigir-se até a cúria diocesana (Praça Desembargador Montenegro, Centro, Camaçari – BA./ também pelo telefone (71) 3627-6334 ou através do e-mail: admcuria@yahoo.com.br ).   

O investimento para o curso é no valor de R$ 100,00 a serem pagos metade no ato da inscrição e o restante no mês de julho. Com a taxa, o estudante terá direito a um Resumo da Doutrina Social da Igreja e outros textos e fotocópias para o estudo.

O local da realização das aulas ainda será definido. No total serão 40h/aula, com direito a certificado de extensão universitária para os que frequentarem no mínimo 75% das aulas.

Os horários das aulas serão das 08h30 às 12h, realizadas nos dias: 23 de fevereiro, 3 de março, 20 de abril, 11 de maio, 15 de junho, 06 de julho, 31 de agosto, 21 de setembro, 26 de outubro e 23 de novembro.

Cronograma:
1º Tema: As razões do Curso de Fé e política e as tarefas dos leigos católicos na sociedade
2º Tema: A Comunidade Política e o Desenvolvimento Sustentável. Parte A
3º Tema: A Comunidade Política e o Desenvolvimento Sustentável. Parte B
4º Tema: A família célula vital da sociedade
5º Tema: A Pessoa e Os Direitos Humanos
6º Tema: O trabalho Humano
7º Tema: Bem Comum, Subsidiar idade, Solidariedade: a via da Caridade
8º Tema: Estado laico e povo religioso: passos para o diálogo
9º Tema: A emergência educativa
10º Tema: Questões de bioética
Dezembro: Avaliação e confraternização

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo